Port

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma definição de poder

O Poder diz ao respeito que o individuo tem de influenciar as outras pessoas.E comum o individuo ter o poder e não saber ou não utiliza-lo.Geralmente o aspecto maisimportante do poder é dependencia.Pessoa que controla o desejo de outra.Um exemplo ditado no proprio tópico: o aluno tem que ser aprovado em uma materia e tem apenas um professor na faculdade que podeaprovar.O professor tem o poder sobre aquele aluno.
Temos duas bases de poder:
• Poder formal: Se refere à autoridade que o individuo tem para tomar decisões, recompensar e controlar.
• Poder pessoal:Nesta base de poder não se necessidade de cargo, mas da capacidade de si mesmo de fazer algo que mesmo sem a autoridade em sua mão, desenvolver algo que todo precisa e o individuo fica com o poder sobreaquilo que criou.
Táticas de poder
São formas de influenciar as pessoas que estão ao seu redor.Existe 9 formas: Legitimidade; persuação racional; apelo inspirativo; consulta; troca; apelospessoais; insinuação; pressão, coalizão.Algumas táticas são mais eficazes do que as outras e algumas sendo usadas em conjunto melhora o seu poder sobre outro individuo.
O apelo inspirativo tem melhoreficacia do chefe para o colaborador.A pressão funciona quase sempre.O uso do apelo pessoal e da coalizão é melhor na influencia laterais.É mais facil começar pela taticas mais “suaves”,e se estasfalharem, pode-se passar para táticas mais “duras”.
Depende da forma que a organização conduz o colaborador , para se definir que formas táticas do poder vai ser aplicado naquela empresa.As evidenciasindicam que o uso das táticas são diferente de um paìs para o outro, esssas diferenças esta ligada ao valores de cada país.


Política: o poder em ação
Política tem um poder enorme nas definiçõesorganizacional sendo que o comportamento político esta se especializando nos requisitos do trabalhador. Tendo dois tipos de comportamento político, o comportamento legitimo e o comportamento ilegítimo...
tracking img