Porque ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PORQUE LER

A leitura é de suma importância para o ser humano. Ela é fundamental na formação do cidadão. Tem a função primordial de despertar e proporcionar conhecimento para construção da vida emsociedade e o exercício da cidadania.
Ler desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo e a criatividade em sua relação com o meio externo. Proporciona um universo de coisas novas, que o tornadinâmico e perspicaz, além da diversão e um mundo de prazer. Pois lendo pode ir a lugares que nem se imagina. Permite-lhe saber e o mantem atualizado em relação com o que acontece diariamente e ao longoda história.
Ler, leva ao entendimento, possibilita contato com várias culturas, torna o indivíduo capaz de compreender as características sociais, culturais e naturais do universo no qual estáinserido, compreendendo melhor os outros, pois assim tem conhecimento da história de vida que o cerca. Torna-o reflexivo e crítico sobre os fatos, podendo formar suas próprias opiniões sobre diferentesassuntos, adquirindo meios de combater as imposições decretadas, o que o conduz a um crescimento pessoal e a uma efetiva participação social. Adquire conhecimento, enriquece o vocabulário, melhora oraciocínio e a interpretação, fala e desenvolve a escrita com destreza e maior facilidade.
Com a prática da leitura, muitas dúvidas de escrita deixam de existir, pois se adquire um conhecimento maisamplo e diversificado, ajudando a criar uma familiaridade com o mundo da escrita, fixando a grafia correta das palavras.
Ler faz como que o indivíduo adquira cultura, o que lhe oferece maior capacidadede diálogo e o preparar melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho.
Ler faz refletir, abre as portas para percepção, leva o indivíduo ao desejo de crescer e renovar-seconstantemente, fazendo-o compreender melhor o sistema ao seu redor, tendo uma visão ampliada de mundo e seu horizonte de expectativas.


Bambergur (2002:32) expressa bem essa visão com a seguinte frase: “a...
tracking img