Porcetagem de coleta de sangue- hemominas patos de minas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SARA TEIXEIRA
LUÍZA HIPÓLITO

PORCETAGEM DE COLETA DE SANGUE- HEMOMINAS PATOS DE MINAS

INTRODUÇÃO

O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso. Compõe-se de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.O sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.
  As plaquetas são células que participam do processo de coagulação. Elas têm vida curta e circulam na proporção de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante é a de auxiliar na interrupção dossangramentos.
  Os leucócitos são glóbulos brancos. Seu número varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida é curta. Possuem formas e funções diversas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, as bactérias.
  As hemácias são glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo, ondeexistem em torno de 4.500.000 delas por milímetro cúbico de sangue. A sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-o para os pulmões.
  O plasma é um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidos proteínas, açúcares,gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutritivos necessários à vida das células.
O sistema circulatório é o conjunto de órgãos nos quais o sangue circula. É composto pelo coração e vasos (artérias, capilares e veias). O sangue circula pelo corpo, promovendo a troca de oxigênio e nutrientes por dióxido de carbono (CO2) e resíduos.
Um indivíduo pode ter osangue de um dos quatro grupos sanguíneos: A, B, AB ou O. Estes grupos sanguíneos poderão ser de fator Rh positivo ou negativo. que funciona da seguinte forma:

Tabela 1- Relação Doador- receptor
Doador | Receptor |
A | A-AB |
B | B-AB |
AB | AB |
O | AB-A-B-O |

A Fundação Hemominas tem o dever de trabalhar para preservar a saúde dos candidatos à doação e também a dos pacientes que irãoreceber a transfusão. Ela trabalha de acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que define os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, processamento, testagem, armazenamento, transporte, controle de qualidade e uso humano de sangue e seus componentes. E de acordo com a Organização Mundial de Saúde seleciona os doadores, observando-se as normas desegurança estabelecidas com base em vários estudos.
Diante disso a presente pesquisa visa verificar e analisar as coletas no hemocentro de Patos de Minas. Incentivando e conscientizando sobre a importância da doação de sangue. Para tal foi empregados dados bibliográficos, pesquisa de campo, bem como dados estatísticos dispostos em tabelas e gráficos, para auxiliar na interpretação das informações. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Hemominas investe em campanhas para a captação de doadores, mobilizando a população para que incorpore a doação de sangue de forma consciente e habitual. Em Minas, apenas 2% da população doam sangue, e a fundação Hemominas e responsável por cerca de 92% de transfusão realizadas no estado, contando com 23.000 doações efetivas de sangue por mês.
A avaliação clínicaé feita da seguinte forma: Primeiro o candidato se submete há uma triagem rigorosa e o candidato só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. Depois presta informações que são mantidos em total sigilo e são importante para a boa qualidade do sangue que será futuramente transfudido. Todo material utilizado e descartável, eliminando qualquer possibilidade de contrair alguma doença durante...
tracking img