Cancer no colo do utero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE ENFERMAGEM
Cinthia Elóa
Eberson Carvalho
Geovanna Nery
Luiza Ferreira




Câncer do colo do Útero





Recife-PE
2012

Geovanna Nery, Cinthia Elóa.

CÂNCER NO COLO DO UTERO

Projeto de Pesquisaapresentado como requisito parcial para conclusão da Disciplina de Metodologia da Ciência do curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau, sob orientação da Prof. Elisângela Ramos Castanha, PhD.


FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 JUSTIFICATIVA

3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS

4METODOLOGIA
4.1 TIPO DE ESTUDO
4.2 LOCAL DE PESQUISA
4.3 AMOSTRA
4.4 COLETA DE DADOS
4.5 ANÁLISE DOS DADOS

5 CRONOGRAMA

6 ORÇAMENTO

7 CONSIDERAÇÕES ÉTICAS

8 RISCOS E BENEFÍCIOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APÊNDICES

ANEXOS
1 INTRODUÇÃO

O câncer (CA) de um modo geral e umadas de muitas outras doenças mortes, no momento. Levando em consideração que o CA de colo uterino em considerações ganha em segundo lugar, perdendo apenas para o sistema cardiovascular.
Por isso a (OMS) organização mundial de saúde, vem trabalhando com êxitos nos tratamentos de quimioterapia, radioterapia. Não deixando a desejar que a FIOCRUZ vem desempenhando o seu papel em pesquisas demedicamentos, para a cura.
A mulher tem como base primordial na vida: A prevenção, podendo ela ser feita anualmente. O exame PAPANICOLAU, é simples, porém, essencial para que quaisquer alterações sejam deletadas de imediato. Podendo também através da biopísia se chega resultados malignos ou benigmos. Uma vez, malignos a busca á um especialista deve ser com o máximo de urgência, para que setenha um tratamento certo e adequado.
Indo para o lado psicológico da mulher, ela precisa ser e estar bem estruturada para receber a noticia da infermidade. Pois é um fator que vai abalar e deixar marcas profundas, para sua alto estima e uma delas se torna um tanto quanto difícil para muitas superarem, precisando talvez de acompanhamento psicológico e terapias com analista para que aangustia e depressão sejam amenizadas. Sem contar que todas as famílias sofrem juntas.
Nos casos de (CA) Uterino, detectados no principio da doença, sem ter grandes possibilidades até 60% de chances de cura, porem para que isso aconteça é necessário que se faça o exame citopatologico ( PAPANICOLAU). Essa é a forma mais eficaz de prevenção (CA) Uterino, agora depois que adequirido a doençaprocura-se os melhores especialistas da doença para que se tenha orientações e sugestões dos profissionais capacitados na aréa de oncologia para se dar andamento no tratamento e/ ou cirúrgico.
Vale a pena ressaltar que a mulher fica muito fragilizada e sensitiva necessitando de toda ajuda possível.
Acreditasse que a forma mais completa e eficaz é a RADIOTERAPIA e a QUIMIOTERAPIA. Em termos demortalidade é importante analisar e avaliar com precisão o perfil de óbitos. A prevenção usando corretamente o preservativo, contribui muito, pois é uma das formas mais correta e segura para que não se contraída o vírus do HPV, um dos campeões das células cancerígenas, uma vez que não detectado á tempo pode-se ter maiores danos.

Na análise regional no Brasil, o câncer do colo do útero sedestaca como o primeiro mais incidente na região Norte, com 24 casos por 100.000 mulheres. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste ocupa a segunda posição, com taxas de 28/100 mil e 18/100 mil, respectivamente, e é o terceiro mais incidente na região Sudeste (16/100 mil) e quarto na Sul (14/100 mil) [2].
 
Quanto à mortalidade, é também a região Norte que apresenta os maiores valores do país, com...
tracking img