As origens da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS ORIGENS DA FILOSOFIA
Sumário:
1. - A questão das origens
1.1 - Identificação da questão
1.2 - O mistério das origens e o seu significado
1.3 - A passagem do mito para a filosofia e a ciência.
1.4 - A diferenciação entre o filosofar dos orientais e dos gregos
1.5 - As condições que propiciaram o surgimento da filosofia grega
________________________________________________________
1– A QUESTÃO DAS ORIGENS
1.1 – Identificação da questão
Até há bem pouco tempo, nos nossos estabelecimentos escolares se ensinava que a filosofia surgiu na Grécia e isso era indiscutível. Porém, à volta deste assunto as coisas não são assim tão simples, se tivermos em conta o conceito actual de filosofia. Se concebermos a filosofia como uma atitude, como uma concepção acerca da vida e darealidade em geral, então todos os povos do mundo tiveram a sua filosofia. Isto quer dizer que os povos e civilizações mais antigas que as dos gregos, as orientais, por exemplo: Índia e China, ou Egipto, tiveram as suas filosofias. Até todas as pessoas podem ter a sua filosofia, não importando se são os maiores sábios do mundo ou analfabetas.
Afinal, de onde veio a filosofia? Quem criou a filosofia?Devemos recordar que o nosso ensino é do tipo eurocêntrico, pois herdamos dos europeus quase tudo: o tipo de ensino, os métodos, até os livros e outros materiais de apoio são quase todos de origem europeia. Por isso, não admira que se diga que foram os gregos os fundadores da filosofia, sem se colocar sequer a possibilidade de as coisas poderem terem sido diferentes.
A maioria dos historiadoreseuropeus e americanos da filosofia diz que a origem da filosofia possui data e local de nascimento: final do Séc. VII a.C. e início do Séc. VI a.C., na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Se começarmos por analisar o termo “filosofia” veremos que ele é, efectivamente, de criação grega. Foi utilizado como representando uma determinada atitude de amor e respeito pelo “saber”e o "filósofo" seria aquele que ama e busca a “sabedoria”, tem amizade pelo saber, deseja saber. E este saber não seria um saber qualquer, mas do tipo divino, um saber certo, aquilo que os antigos europeus consideravam de sabedoria.
E a filosofia como forma de saber, o conteúdo representado pelo termo, será que é exclusividade dos gregos?
Existe um problema que, durante muitos séculos, vemocupando os historiadores da filosofia, principalmente europeus, o de saber se a filosofia grega nasceu por si só ou dependeu de contribuições da sabedoria oriental (egípcios, assírios, persas, caldeus, babilónios) e da sabedoria de civilizações que antecederam à grega no mesmo território (Creta, Minos, Tirento e Micenas).
Durante muito tempo, considerou-se que a Filosofia nascera por transformaçõesque os gregos operaram na sabedoria oriental (egípcia, persa, caldeia, fenícia e babilónica). Assim, filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem oriental da Filosofia. Os gregos, diziam eles, povo de comerciantes e navegantes, descobriram, por meio das viagens, a agrimensura dos egípcios (usada para medir as terras, após as cheias do Nilo), a astrologia dos caldeus e dos babilónios(usada para prever grandes guerras, ascensão e queda de reis, catástrofes como peste, fome, furacões), as genealogias dos persas (enumeração das linhagens de pais e filhos usadas para dar continuidade às dinastias dos governantes), os mistérios religiosos orientais referentes aos ritos de purificação da alma (para livrá-la da reencarnação contínua e garantir-lhe o descanso eterno), etc. A Filosofiateria nascido pelas transformações que os gregos impuseram a esses conhecimentos.
Dessa forma, da agrimensura, os gregos fizeram nascer duas ciências: a aritmética e a geometria; da astrologia, fizeram surgir também duas ciências: astronomia e a meteorologia; das genealogias, fizeram surgir mais outra ciência: a história; dos mistérios religiosos de purificação da alma, fizeram surgir a...
tracking img