Por que modelar?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELAGEM DE SISTEMAS
MODELOS
Modelos são representações abstratas de uma realidade existente (modelo descritivo) ou de uma solução para um determinado problema (modelo normativo).
MODELOS DE SISTEMAS
São representações de um sistema já existente ou de um novo sistema a ser desenvolvido. Um modelo de sistema é uma abstração concisa e precisa de o que o sistema desejado devera fazer, não comoo sistema deverá fazê-lo.
Um modelo de sistema apresenta dois componentes básicos:
* Modelo Funcional – MF (funções do sistema);
* Modelo de Dados – MD (dados que serão manipulados pelas funções).

Esses dois modelos apresentam visões diferentes de uma mesma realidade, devendo, pois, estar perfitamente integrados.
Assim, modelo de sistema = MF + MD.

Características dos modelos desistemas:
* Dão ênfase as características relevantes do sistema, deixando de lado as características menos importantes;
* Permitem discutir, com baixo custo e mínimo risco, modificações e correções nos requisitos do utilizador;
* Ajudam a compreender o sistema (sem ambigüidades).
Modelo essencial do sistema
Indica o que o sistema deve fazer e de que dados necessita para satisfazeraos requisitos do usuário, mencionando o minimo possível sobre como o sistema será implementado. Define o sistema num ambiente ideal.
Vantagens desse sistema:
* Ganho de tempo, devido ao fato de não ser necessário construir muitos modelos;
* Visão dinâmica e integrada de todo o sistema;
* Facilidade de identificação das funções que compõem o sistema;
* Facilidade de construção deuma solução ideal (modelo essencial)
* Possibilidade de derivar uma solução a partir de uma solução ideal (modelo de implementação).
Componentes desse sistema:
* Modelo Ambiental: define a interface do sistema com o resto do mundo, os eventos aos quais o sistema deve responder e o objetivo do sistema.
* Modelo Comportamental: descreve o comportamento interno do sistema. Essa descriçãoinclui as características funcionais dos dados e temporais do sistema.
Modelo de implementação
Apresenta a solução de implementação do sistema ideal, definindo os limites de automatização, as interfazes e algumas características operacionais relevantes. Define o sistema num ambiente real.
Modelo orientado a objeto
Apresenta a visão externa do sistema. O modelo deve ser compreensível para ocliente do sistema, devendo fornecer uma base útil para evidenciar os verdadeiros requisitos de um sistema.
A Técnica de Modelagem de Objetos (TMO) é uma metodologia na qual o processo de desenvolvimento se baseia na construção de três modelos – Modelo de Objetos, Modelo Dinâmico e Modelo Funcional – que oferecem três visões diferentes e complementares do mesmo sistema.
O Modelo de Objetosdescreve a estrutura de objetos de um sistema – sua identidade, seus relacionamentos com outros objetos, seus atributos e suas operações. É o mais importante dos três modelos, pois enfatiza a construção da arquitetura lógica do sistema,. Tendo como base os objetos e seus relacionamentos, que, em geral, são as partes mais estáveis de um sistema. O modelo de objetos proporciona a estrutura necessáriasobre a qual podem ser colocados os modelos dinâmico e funcional.
O modelo dinâmico descreve os aspectos temporais e comportamentais do sistema, capturando o controle e o seqüenciamento de operações. Deve definir quais são os estímulos enviados aos objetos e quais as suas respostas.
O modelo funcional descreve os aspectos de transformação dos dados dentro do sistema. Deve determinar quais são ascomputações que cada objeto executa por meio de suas operações.

A MODELAGEM FUNCIONAL
O DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS (DFD)
Todo sistema de informações armazena e transforma dados de entrada em dados de saída. Estas transformações são realizadas pelas suas funções.
Todo modelo funcional de um sistema pode ser visto como sendo formado por uma representação gráfica – uma rede de funções ou...
tracking img