População ribeirinha de Corumbá - MS: Desmistificação dos ribeirinhos

3292 palavras 14 páginas
Populações Ribeirinhas em Corumbá – MS:
Desmistificação dos ribeirinhos
LIMA, Mayara 1
SOARES, Camila P. 2
SOUZA, Luana A. 3
Orientadoras: Drª Lisângela Kati do Nascimento & Profª Tatiana Vieira Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa de campo, que teve inicio na cidade de Corumbá (MS) e continuidade na região do Paraguai Mirim ao longo do Rio Paraguai.
O objetivo deste, é retratar a vida da população ribeirinha, porém ao mesmo tempo desmistificar a visão estereotipada que criamos sobre eles. Esta visão é devido a falta de informações veiculadas pela mídia.
Com o artigo procuramos abordar tanto a falta de políticas públicas voltadas a saúde, educação e saneamento básico, quanto o vínculo que possuem com o lugar em que vivem, mesmo com as precariedades.
Palavras chaves: População ribeirinha; Pantanal; Desmistificação da população ribeirinha.

I – INTRODUÇÃO
A idéia de compreender a visão de mundo e a vida da população ribeirinha na região do Pantanal Sul Matogrossense surgiu como um meio para sabermos qual é o pensamento dessas pessoas sobre questões como acesso à educação, saúde e alimentação. O que levamos em conta para chegar até a pergunta norteadora desta pesquisa, que se relaciona com o vínculo que a população ribeirinha possui com o lugar onde vivem, foi os nossos conhecimentos pré-concebidos sobre as populações ribeirinhas
No entanto, com o decorrer da pesquisa de campo, que teve inicio já na cidade de Corumbá no Mato Grosso do Sul e teve continuidade na região do Paraguai Mirim ao longo do Rio Paraguai, percebemos que a nossa concepção de população ribeirinha estava cheia de ideias comumente tidas pelas pessoas, que a falta de informação e portanto conhecimento ajudam a criar. Essas ideias vão desde a forma de obtenção de renda que para nós seria por meio basicamente da pesca, até a concepção ideológica de comunidade que é atribuída quando pensamos em população ribeirinha, ou seja, os nossos

Relacionados

  • serpente
    67659 palavras | 271 páginas
  • Administração publica no periodo republicano
    18461 palavras | 74 páginas
  • COMISS O NACIONAL DA VERDADE
    231500 palavras | 926 páginas