Pop art

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PUBLICIDADE E PROPAGANDA


TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO











BEATRIZ CAMPOSMAIS QUE ARTE POP, PUBLICIDADE
































GOIÂNIA-GO


2012





Introdução





O Poder dos P’s: Publicidade e Pop Arte. Tão distantes cronologicamente, mas interligadas diretamente. Neste ensaioacadêmico será abordada a correlação entre a Arte Pop e a Publicidade e pretende-se apontar de que maneira esses temas interferem na construção midiática. Além disso, descobriremos se essa relação é positiva e ou negativa e se interfere de forma direta ou indireta. A princípio haverá uma pequena introdução sobre o que é Arte Pop com uma maior especificação em Andy Warhol, que foi o maior representantedesse movimento e foi um dos precursores a introduzir fotografia na arte e temos a intenção de apontar se as inovações que ocorreram foram fundamentais e a que fins chegaram. Este ensaio dá espaço para encontrar o “el dourado” da década de 50 e analisá-lo de uma forma até então nunca vista. Descubra que até vender é uma arte.Arte Pop





Arte Pop, Pop Arte ou Produção em massa foi um movimento artístico que se desenvolveu com Richard Hamilton na década de 1950, na Inglaterra em 1956 e nos Estados Unidos, foi o feedback ao Expressionismo. Nos Estados Unidos surgiu no contexto pós-segunda guerra mundial, na qual asociedade americana passou por profundas mudanças em decorrência da expansão do capitalismo e o consumo foi o grande resultado dessas transformações e isso foi um dos fatores que propiciou a difusão do movimento.


O termo Pop foi introduzido primeiramente na literatura sobre arte, pelo crítico inglês Lawrence Alloway que o utilizou para descrever experiências artísticas voltada para produtos deconsumo das massas, ídolos estereotipados do cinema e da música, enfim, sobre produtos e ideologias destinados a um consumo imediato. Pop, no caso da arte, é quando o artista não utiliza uma linguagem especial, mas sim um código comum, simples, que se difunde através do povo.


É uma arte que buscava na mídia suas inspirações e que a utilizava para chamar a atenção. As obras desse movimento sãoinspiradas na cultura de massas e também critica de forma irônica a vida cotidiana que visa as coisas materiais e o consumo. Teve o intuito de romper com as convenções da arte e buscou retratar a cultura popular.


A Pop Arte de Andy Warhol foi a encarnação do sonho americano, que era uma ideologia do período vivido nos Estados Unidos.


Segundo Argan ( 1992, pág 575): ‘Pop arte expressanão à criatividade do povo, e sim a não-criatividade da massa. É verdade que manifesta, acima de tudo, o desconforto do indivíduo na uniformidade da sociedade de consumo”.


Andy Warhol






Comecei minha carreira como artista comercial e quero terminá-la como ‘business-artist’ [...]. Eu queria ser um homem de negócios da arte ou um artista-homem de negócios [...]. Ganhardinheiro é uma arte, trabalhar é uma arte e fazer bons negócios é a melhor das Artes. ( Andy Warhol, The philosophy of Andy Warhol, Harcourt, 1977, p. 92.)





Através dessa citação de Warhol, percebemos que seu objetivo é o mesmo da Publicidade: a venda, ou seja, render recursos financeiros, essa é um das relações principais entre os...
tracking img