Pontos importantes em organisation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Focos Importantes em: ‘Organisation – André Lévy’


1. concepções para o termo ‘organização’, por metonímia, cujo significado, mais do que um organismo social e sua estrutura, passou acompreender um organismo social em sua totalidade, ou seja, as associações organizacionais e o conjunto de pessoas que o integra.

2. visão dos psico-sociólogos concebem a organização em duas dimensões:uma dimensão de vida e outra funcional.
• a organização não existe por si, mas a ação dos indivíduos e grupos é que a tornam apta a atuar eficazmente, oscilando, por um lado entre a descrição deum estado e a ação que a prepara ou constrói.
• definição de organização é condicionada pelo ponto de vista de quem a analisa, seja ele um executivo, um psicólogo ou um sociólogo.


3. Soba perspectiva psico-sociológica co-existem duas concepções para organização com lógicas próprias: uma instrumental, racionalista voltada para o uso de recursos. Outra que contempla a coletividade, ossujeitos desejantes, com lógica afetiva, consciente e inconsciente, e relacionais.

4. Na prática empresarial constata-se uma tendência de submeter as necessidades psico-sociológicas e sociais àsexigências de racionalidade, reduzindo assim, a organização e seus membros a um instrumento de performance.

5. grande parte da vida organizacional se desenvolve através de relaçõesinterpessoais dentro ou entre grupos, as quais constituem um pilar essencial para os estudos psico-sociológicos.

6. Por trás da face aparente de coerência da organização, considerada como a parte visívelque se manifesta, há que se considerar também a dinâmica estabelecida entre as pessoas e sua subjetividade, onde elas coexistem ou se chocam com seus desejos não resolvidos e suas representaçõesdivergentes.


Referência Bibliográfica

LÉVY, A. Organization. In: MICHEL, Jacqueline Baurs; ENRIQUE, Eugène; LÉVY, André.Vocabulaire de psychosiologie:références et positions.Toulouse:Érès,...
tracking img