Namibia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A história da Namíbia começa em Janeiro de 1793, quando Walvis Bay é reclamada pelos holandeses. Em 1878, com a anexação da colónia do Cabo da Boa Esperança pelos ingleses, aquele porto passa a fazer parte daquele território. Aquele importante porto tinha sido “descoberto” em 1487 por Bartolomeu Dias, mas a região não foi reclamada para a coroa portuguesa, provavelmente por estarisolada no meio do deserto do Namibe.
Na sequência da Conferência de Berlim, em 1885, a Alemanha passou a administrar o território do Sudoeste Africano até à sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Nessa altura, a União Sul-Africana obteve o mandato da Liga das Nações para administrar aquela território, mas não o substituiu por um mandato da ONU, em 1946, ficando a ocupar o território como se fosseuma quinta província. Em 21 de Março de 1966, a SWAPO (South-West Africa People's Organisation), um movimento independentista lançou uma guerra de guerrilha contra as forças ocupantes, mas só em 1988 o governo sul-africano acedeu a terminar a sua administração do território, de acordo com um plano de paz das Nações Unidas para toda a região. Em 1990, o Sudoeste Africano tornou-se independente comoNamíbia, mas Walvis Bay continuou sob controle da África do Sul até 28 de Fevereiro de 1994, depois dos proprietários locais aplicarem pressão na potência administrativa.

GEOGRAFIA

País da África Austral. Situada na costa sudoeste de África, a Namíbia possui uma área de 825 418 km2. É banhada pelo oceano Atlântico, a oeste, e faz fronteira com Angola, a norte, a Zâmbia, anordeste, o Botswana, a leste, e a África do Sul, a sudeste e a sul. As principais cidades são Windhoek, a capital, com 228 500 habitantes (2004), Swakopmund (27 100 hab.), Rundu (31 700 hab.), Rehoboth (37 500 hab.) e Keetmanshoop (21 000 hab.).
A Namíbia divide-se em três áreas, se tivermos em atenção critérios relativos ao clima e ao relevo. Assim, podemos individualizar o deserto costeiro daNamíbia, o planalto central e a região do Kalahari, com clima desértico quente.
Alguns grandes rios atravessam o território da Namíbia, servindo de fronteira com os países vizinhos. É o caso, por exemplo, dos rios Cunene e Orange.
CLIMA
A maior parte do território apresenta um clima desértico ou semidesértico. A grande secura, o pequeno número de dias com chuva e o elevado número de horas do solcontribuem para a ocorrência de enormes amplitudes térmicas diurnas, que têm tendência para aumentar nas regiões mais afastadas do mar. De pluviosidade irregular, a Namíbia tem nas montanhas Otavi, no norte do planalto central, a região de maior ocorrência de chuvas.
ECONOMIA
A indústria mineira é a mais importante atividade da economia, assentando a sua exploração em minérios como o diamante e oóxido de urânio, embora sejam reconhecidas as potencialidades na exploração de ouro, gás natural e petróleo. As diferentes explorações agrícolas encontram na criação de gado o sustentáculo dos seus projetos, já que a indústria que se dedica ao processamento alimentar constitui um bom escoamento de produtos. Aliás, esta indústria é também fundamental para o setor piscatório, que se encontra num estadode franco desenvolvimento. Depois da independência (1990), a Namíbia fechou as suas águas territoriais, limitando o acesso a embarcações de pesca estrangeiras. Os principais parceiros comerciais da Namíbia são a África do Sul, o Reino Unido, o Japão e a Espanha.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 0,1.

POPULAÇÃO
Apopulação era, em 2006, de 1 797 677 habitantes, a que correspondia uma densidade populacional muito baixa, pois a maior parte do país é constituída por um deserto. Estima-se, contudo, que a população ultrapasse os 3 milhões de habitantes em 2025, duplicando a população atual em 2019, se as atuais características demográficas se mantiverem. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de...
tracking img