Pontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia das construções de pontes
As primeiras pontes surgiram de forma natural, pela queda de troncos das árvores sobre os rios, criando apossibilidade de passagens à outra margem. O homem aperfeiçoou os “incidentes” naturais e passou a criar outras pontes feitas de troncos, de pedras e pranchas associando-asà outros tantos recursos disponíveis na natureza, como cipós, cordas, pedras e travas feitas com pedaços de madeira, para que estas não fossem derrubadasfacilmente permitindo a ida e a volta para o destino.

Há indícios da construção das pontes em arco desde 4000 a.C. na Mesopotâmia e Egito e, mais tarde, naPérsia e na Grécia (cerca de 500 a.C.). A estrutura mais antiga construída pelo homem e que chegou aos nossos dias foi a ponte de pedra, feita em arco, no RioMeles, na região de Esmirna, na Turquia, construída século IX a.C.).

Foram os Romanos que usaram os arcos pela primeira vez, para a construção depontes e aquedutos, e até hoje ainda podemos ver estas construções. Também foram os Romanos os primeiros a usar o cimento, o que permitiu uma melhor sustentação emsuas obras. Após a era Romana, o tijolo e a argamassa foi aos poucos substituindo a tecnologia do cimento. Construída no ano 106 pelos Romanos, a Ponte de Alcântaratem 194m de comprimento, 8m de largura e 71m de altura.

As primeiras Pontes
Existiam pontes muito antesde existirem engenheiros. Pontes naturais, instintivas, imitativas da natureza, etc.Pontes de tijolo e argamassa, foram construídas desde os tempos antigos.
tracking img