Ponte h - tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 4
2 - OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivo Específico 5
2.3 Justificativa 5
3 - FUNDAMENTOS TEÓRICO 6
3.1 Ponte H 7
3.2 Modulo Emissor/Receptor 433 Mhz 8
3.3 Microcontrolador PIC 8
4 - DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS 10
4.1 Construções da Maquete 10
4.2 Esquema Eletrônico 10
5 - CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

ANEXO 14





1 – INTRODUÇÃOMuitas indústrias ainda utilizam de funcionários para fazer pequenos serviços que podem ser facilmente automatizados, tais como, facilitar na operação de uma máquina, ou manipular peças de uma variedade de tamanhos.
Pensando nessa dificuldade das indústrias foi elaborado o projeto de uma Ponte Rolante Automatizada, com controle de movimento sem fio. Facilitando em sua operação, e fazendo de formamais ágil o deslocamento de peças dentro de uma Industria. Fazendo que seja de forma mais ágil e menos cansativa sua operação.




















2 - OBJETIVOS

O objetivo proposto foi projetar e construir um sistema de automação com baixo custo para facilitar na operação da Ponte Rolante, buscando obter maior agilidade nos serviços e tornando o trabalho menos cansativopara operação.

2.1 - Objetivo Geral

Este trabalho refere-se a uma simples automação de uma Ponte Rolante, podendo então ser implantada a qualquer empresa, melhorando o processo e facilitando a sua operação. Analisando uma Ponte Rolante já existente no laboratório da escola, decidimos automatizar seu sistema de controle, facilitando assim sua operação. Tendo em vista a facilidade de operação deuma maquina que existe dentro de uma vasta variedade de indústrias.

2.2 - Objetivo Específico

A finalidade do projeto é demonstrar que um sistema de Automação de uma Ponte Rolante que pode ser feita através de um microcontrolador programável que faz com que a Ponte seja controlada Remotamente, ou seja, com um controle sem fio. Tendo em vista o objetivo de facilitar a operação dessa máquinaque esta presente dentro de uma vasta variedade de indústrias atualmente.

2.3 - Justificativa

O projeto desenvolvido tem aplicabilidade em empresas que necessitam de operários para manuseio da Ponte Rolante através de um controle por cabine. O equipamento substitui o trabalho cansativo e repetitivo dos operários e reduz o tempo e o custo do processo produtivo como visto na empresa MWL BrasilRodas e Eixos.
3 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS


3.1 – Ponte H
Ponte H é um circuito eletrônico que permite que um micro controlador controle um motor DC, o micro controlador por sí não consegue "dar" a corrente necessária para o funcionamento do motor, e ainda torna possível que o motor rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estãodisponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.
O nome ponte H é dado pela forma que assume o circuito quando montado. O ciruito é construído com quatro "chaves" (S1-S4) que são acionadas de forma alternada (S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada configuração das chaves o motor gira em um sentido. As chaves S1 e S2 assim como as chaves S3 e S4 nao podem ser ligadas ao mesmo tempo, poispodem gerar um curto circuito.
Para construção da ponte H pode ser utilizado qualquer tipo de componente que simule uma chave liga-desliga como transistores, relés.
Para que o circuito elétrico fique protegido, é aconselhável que sejam configuradas portas lógicas com componentes 7408 e 7406 a fim de que nunca ocorram as situações de curto circuito descritas acima.
Outro melhoramento que podeser feito à ponte H, seria a colocação de diodos entre as "chaves", pois quando a corrente não tem onde circular, no caso de o motor parar, ela volta para a fonte de alimentação economizando assim o gasto de energia de uma bateria, por exemplo.


Figura 1 – Ponte H

3.2 - Módulo Emissor/Receptor

Os módulos híbridos da Telecontrolli recebem essa denominação por usarem uma tecnologia de...
tracking img