Ponte rolante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO




O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é um departamento onde é elaborado um conjunto de atividades para as melhores decisões quanto ao emprego dos recursos de produção, para assegurar que a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com recursos corretos.

Ele pode ser definido como um processo de tomada de decisão que envolve o estabelecimento demetas e dos procedimentos necessários para alcançá-las, sendo eficaz apenas se acompanhado do controle.

O PCP é à base da eficiência de qualquer sistema produtivo. Porém, alguns sistemas produtivos são mais difíceis de planejar e controlar do que outros devido à natureza imediata de suas operações. Considera-se um dos departamentos mais importantes por tratar dos processos produtivos naindústria, abrangendo diversas áreas, transformando as informações por elas passadas para garantir que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.
As principais funções do PCP são:
• Definição das quantidades a produzir;
• Gestão de estoques: responsável pela disponibilidade dos materiais necessários à produção;
• Emissão de ordens de produção: toma providências para ter a tempotodas as peças componentes e produtos necessários ao programa de produção;
• Programação das ordens de fabricação: verifica a viabilidade de atendimento das ordens de fabricação;
• Movimentação das ordens de fabricação: Responsável pelo fluxo das informações do que vai ser fabricado: registra, informa e transfere o material fabricado;
• Acompanhamento da produção: compara oplanejamento com o executado. Permite a correção de desvios, assegurando a realização dos programas previstos.

O setor normalmente é organizado com os seguintes cargos: coordenador, programador, analista e assistente de PCP.
2 DESENVOLVIMENTO

"O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia parao seu controle." (MOTTA, 1987).

O Departamento de PCP é o responsável por saber das prioridades e prazos de entrega dos produtos aos clientes, simultaneamente maximizar o lucro da empresa e fazer a programação de modo que atenda a esse objetivo. Mas o primeiro passo é planejar definir os objetivos e escolher o melhor estudo de ação para alcança-los.

O planejamento defineaonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que sequencia.

O Planejamento de matéria-prima é uma grande dificuldade do PCP, pois a falta de algum material para a produção pode acarretar inúmeros problemas e inviabilizar o plano de produção e de vendas.

Os Níveis do planejamento podem ser; estratégico, tático e operacional. Segundo Davis et al(2001), a organização deve estender o planejamento em três horizontes de tempo: a longo prazo, a médio prazo e a curto prazo.

• Planejamento Estratégico é projetado em longo prazo com efeitos e consequências estendidos por vários anos, nesta etapa avalia-se a capacidade produtiva.

• Planejamento Tático envolve cada departamento, seus recursos específicos e preocupa-se em atingir osobjetivos departamentais. Constitui em médio prazo, pois pode cobrir um período de 3 ate 12 anos.
• Planejamento Operacional determina o que será produzido nas próximas 4 semanas. Pode ser definido com bastante segurança.


















2.1 Planejamento Agregado da Produção



A organização precisa enviar para os setores produtivos da fabrica a expectativa deconsumo dos seus produtos, estimada para o mercado onde atua. Os produtos a serem produzidos são agregados a grupos formando famílias de itens semelhantes, pois eles não têm uma constituição individual.
A partir da demanda calculada, é feita uma análise dos recursos produtivos para estabelecer um Planejamento Agregado da Produção (PAP)
O PAP tem como objetivo focar a organização...
tracking img