Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agronomia
Enxofre no solo
As formas de ocorrência do enxofre são: ( FORMA MINERAL ): S elementar, isto é o S ocorre em numerosas jazidas em alguns países. Osulfeto também aparece na natureza em ambientes mal arejados tendo varias formas de sulfeto, mas o principal é o bissulfeto de ferro FeSO4. Já o sulfato podemos encontrar nogesso.( FORMA ORGÂNICA ): A matéria orgânica é a principal fonte de S e N.( OXIDAÇÃO e REDUÇÃO do S ): Mudanças de um estado oxidação para outro sistema biológico éfeito por microorganismos em reações de oxi-redução objetivo de obter energia.
Transformação do S nos solos: vai ocorrer um processo de mineralização sendo a conversãodo S orgânico em S mineral, esse processo é feito por microorganismos. Os fatores que influenciam na mineralização é a reação do solo devendo estar o pH entre 6,0 e 9,0,uma umidade entre 50 a 75 % da capacidade de campo promove um maior desenvolvimento da população microbiana, uma temperatura em torno de 28 a 36° C.
Imobilização:incorporação o SO4 -² em S-Orgânico (Microorganismos)
Oxidação: a oxidação do S reduzido leva a diminuição do pH.
Redução: em solos encharcados o uso de SO4 -² vaiproduzir o H2S, substância que inibe a absorção iônica. ( Diminui a absorção de íons pela planta ).
ADSORÇÃO: quando o SO4 - ² se encontra adsorvido por particulas mineraise orgânicas. Pode ser adsorção eletrostática quando o SO4 -² interage com as cargas positivas da protonação dos grupos OH-. Já a adsorção específica faz ligaçãocovalente com a superficie das argilas.
Fatores que influenciam na adsorção de sulfato: natureza da fração argila, ânions competidores e concentração de equilibrio.
tracking img