Ponte estaiada e eurotunnel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar as 4 fases do ciclo de vida de um projeto e exemplificar esse tipo de gestão de projetos na obra da Ponte Estaiada Dr. Octávio Frias de Oliveira localizada no Bairro Brooklin na cidade de São Paulo-SP e na obra do Eutotunnel que interliga a Inglaterra à França.
Ambos os projetos aplicaram pouco da técnica de gestão de projetos ejustamente por esse motivo passaram por diversos problemas e por imprevistos durante o seu planejamento e sua execução, assim, atrasando seu cronograma de entrega das obras e aumentado os orçamentos iniciais previstos, trazendo assim que alguma forma prejuízos para todos.















SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 06

2 ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO PROJETO 07

3 PROJETO: PONTEESTAIADA 08

4 PROJETO: EUROTUNNEL 09

5 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11




1 INTRODUÇÃO

O significado de projeto é determinar um esforço para gerar um novo serviço ou um novo produto. E nos dias de hoje, sabemos da importância de se ter uma gestão para os projetos sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Todos os projetos tem um objetivo e um propósito e que só pode ser alcançado sedesenvolvido de forma cautelosa, planejada, orientada e acompanhada de perto a sua execução.
No trabalho a seguir temos como pauta quais as fases do ciclo de vida de um projeto e detalhamos cada uma delas para que se entenda a necessidade de se desenvolver uma atividade com a máxima eficácia, eficiência e obter o resultado esperado.
Em seguida, dois exemplos de grandes obras da engenharia quedesenvolveram alguns dos estágios do ciclo de vida do projeto bem e outras que não foram tão bem desenvolvidas assim e com isso, diversos problemas aconteceram em virtude disso e que poderia ser evitado, caso fosse desenvolvida corretamente a gestão de projetos.


2 ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO PROJETO

Todo projeto passa por vários estágios desde a sua ideia inicial até a conclusão echamamos isso de Ciclo de Vida do Projeto. Isso deve acontecer para que o projeto tanto de grande quanto de baixa investimento para que se tenha mais chance de obter êxito, pois no decorrer desse processo é possível verificar se tudo está saindo como planejado, se é necessário mais verba para conclusão, se deve ser realizado uma mudança nos rumos do projeto e assim obedecendo as fases e desenvolve-lasgradativamente e com dedicação.
No quesito qualidade os estágios do ciclo de vida do projeto também ajudam muito, pois, é possível se ter referências do trabalho que está sendo desenvolvido e se houver problemas pode ser melhorado imediatamente, não levando assim os problemas até o final do projeto e gerar um retrabalho.
A seguir, vamos detalhar cada estágio que são eles: Conceituação,Planejamento, Implementação e Conclusão.
Conceituação: É quando surge a idéia ou sente-se a necessidade de algo que pode ser suprida através de um projeto. É imprescindível a aprovação da diretoria da empresa para o projeto e posterior a aprovação, verificar se o projeto é viável ou não, quais são seus riscos, duração e quais objetivos serão buscados.
Planejamento: Depois de aprovado e confirmado suaviabilidade começa-se a criação dos planos, a montagem que equipe que estará a frente do projeto, quais recursos serão utilizados, qual a previsão de gastos para o financeiro e com qual nível de segurança e qualidade será empregado.
Implementação: É quando tudo que foi conceituado e planejado é colocado em ação. Cada fase é monitorada, controlada e visto se está dentro dos padrões estabelecidosanteriormente. Se algo não está saindo como deveria todo o projeto é revisto para alterações necessárias no projeto ou no desenvolvimento do mesmo.
Conclusão: É quando se presta conta e ocorre o término do projeto. Nessa etapa é realizada avaliação de desempenho, migração da equipe que trabalhou no projeto, encerramento do financeiro para prestamento de contas, avaliação do projeto em si e...
tracking img