Pombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
7. Avaliação do Programa de Treinamento
A Avaliação de Treinamento tem o propósito de identificar a eficácia do treinamento. Ao ser aplicada a consequência esperada é positiva e gratificante tanto para os responsáveis pelo programa quanto para alta gerência, já que tomará decisões baseadas nos resultados das avaliações (KIRKPATRICK, PAG. 21).
Segundo Donald e James Kirkpatrick, há trêsmotivos do porque se fazer avaliações de treinamento:

“1. Para justificar a existência e a verba do departamento de treinamento, demonstrando como ele contribui para as metas e os objetivos da empresa.
2. Para decidir entre continuar e desativar programas de treinamento.
3. Para obter informações sobre como melhorar programas de treinamento futuros.”

As formas de Avaliação de Treinamento sãodivididas em um Modelo de Quatro Níveis, de acordo com Donald e James Kirkpatrick. Sendo elas Avaliação de Reação, Avaliação de Aprendizagem, Avaliação Comportamental e Avaliação de Resultados.
Os níveis de avaliação se relacionam de maneira que cada nível tem impacto sobre o nível seguinte, e a cada nível o processo passa a ser mais difícil e demorado, e com informações de maior relevância(Kirkpatrick, pag 37).
Avaliação de Reação
Neste nível, que é o primeiro nível dos quatro tipos de avaliação, segundo Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010) o nível de reação mensura o nível de satisfação dos treinandos com relação ao treinamento aplicado. Obter uma reação positiva é sinal que o treinamento obteve um efeito motivador nos treinandos. Por conta disso, o nível de reação pode determinar ofuturo de um treinamento, pois a motivação tem um efeito positivo na aprendizagem, e quando esse efeito não se mostra positivo compromete a eficácia desse treinamento.
Entretanto, uma reação favorável não garante o sucesso do treinamento, mas é praticamente certo que uma reação negativa reduzirá consideravelmente a possibilidade de ocorrer um bom aprendizado.
Realizar o nível de avaliação da reaçãoé importante por diversos fatores: Essa mensuração, fornece a empresa um valioso feedback, que auxilia na avaliação do programa de treinamento, além de sugestões e comentários que podem surgir ao longo do treinamento. Onde essas informações poderão ser usadas para aperfeiçoar programas de treinamentos futuros.
Além disso, a avaliação da reação gera uma perspectiva de trabalho em grupo entre ogerente e os funcionários. Pois, a avaliação da reação irá mostrar aos funcionários que as melhorias no treinamento, só serão possíveis com a participação deles, como de fato é.
Finalmente, os dados quantitativos obtidos na avaliação de reação do treinamento serão úteis para informar aos gerentes e interessados no programa de treinamento. Além de serem dados importantes para se estipular padrõesde desempenhos nos treinamentos futuros.
É comum os instrutores utilizarem formulários de reação. Para tal os instrutores devem seguir algumas diretrizes que os ajudarão a obterem o máximo de benefícios possíveis. Dentre essas diretrizes, segundo Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010) os instrutores devem:
Definir o que se quer saber
É importante conseguir as reações do tema e do instrutor. Assimcomo separar esses dois elementos de cada programa.
Há de se ressaltar a importância de verificar as reações dos treinandos quanto as instalações, agendas, refeições, exercícios, estudos de casos, os recursos audiovisuais, o material impresso e por ultimo ao valor que os participantes aferiram a cada aspecto do treinamento.
Criar um formulário que quantifique as reações
Há várias formasusadas pelos instrutores de utilizarem os formulários. Os métodos vão desde a utilização de perguntas abertas que exigem respostas discursivas a formas mais simplificadas que exigem apenas que o treinando marque alguns campos.
Mas o formulário ideal visa fornecer o máximo de informações, no menor tempo possível. Pois quando um treinamento acaba, os treinandos querem ir embora, e não ficarem...
tracking img