Um mundo novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função doenorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.

 

a) Onde começou: Inglaterra
b) Em que período: Século XVIII
c)Ramo da produção em que a mecanização teve início: Têxtil
d) sistema econômico que inaugurou: Capitalismo
e) característica da sociedade surgida com a revolução Industrial: Dividida entre burgueses eproletariado.


[pic]

A Revolução Industrial comumente é dividida pela geografia e pela historiografia tradicional em etapas:

Primeira etapa (1760- 1860) - a revolução Industrialficou limitada, basicamente, à Inglaterra, primeiro pais europeu a desenvolver o processo de industrialização. O grande destaque foi o desenvolvimento da indústria de tecidos de algodão, com a utilização do tearmecânico. Além disso, o aperfeiçoamento das máquinas a vapor teve extrema importância para o progresso das fábricas.

Segunda etapa (1860-1900) - a Revolução Industrial espalhou-se pela Europacentral e oriental, atingindo países como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Rússia. Alcançando outros continentes, o processo de industrialização chegou aos Estados Unidos e ao Japão.

[pic]
Nessaetapa, as principais inovações técnicas foram: a utilização do aço, superando o ferro; o aproveitamento da energia elétrica e dos combustíveis petrolíferos; a invenção do motor a explosão, dalocomotiva elétrica; e o desenvolvimento dos produtos químicos. 

O progresso tecnológico foi de tal modo significativo que essa etapa é comumente denominada Segunda Revolução Industrial.






||


[pic]

Terceira Etapa - 1900 até hoje –...
tracking img