Politicas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Vitória da Conquista - BA

POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Políticas Sociais.

Profa. Adarly Rosana Moreira Goes.

INTRODUÇÃO

As políticas sociais que são estabelecidas no Brasil têm porfinalidade corrigir erros históricos ou de melhorar a qualidade de vida das pessoas em diferentes formas atendendo as suas diferentes necessidades, as políticas sociais atuais no país são muitas como o bolsa família que visa acabar com a fome ou minimizar seus efeitos nas populações mais carentes e a política de cotas nas universidades. O grande entrave é que a produção capitalista e divisão social dotrabalho permanecem as mesmas.
O Brasil tem um estado democrático de direito e por isso “todos os cidadãos são iguais perante a lei” assim está no artigo 5o da Carta Magna, mas para garantir essa igualdade muitas vezes se faz necessário políticas públicas com planejamento estratégico e gestão firme para que os direitos sejam garantidos. Um exemplo de políticas publicas que tem um plano de açãoestratégico é a política das cotas nas universidades do Brasil.
No Brasil o sistema de cotas em favor dos menos favorecidos como afro descendentes, índios e outras etnias que são minorias tem causado controvérsias. A ação afirmativa ficou conhecida em outros países como sendo ações voluntárias, leis e orientações a partir de ações jurídicas ou agencias de fomento e regulação.
A principal área decontemplação dessas ações é o mercado de trabalho, sistema educacional e a representação política. No Brasil o mais conhecido é o sistema de cotas que oferece um certo percentual de vagas a alunos de etnias diferentes e minorias como os afro descendentes que pode ocorrer de maneira proporcional ou não.

POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL

O direito a igualdade começa com o oferecimento de educação econdições de vida favoráveis para todos os indivíduos, pois de acordo com a Constituição de 1988. “Todos são Iguais perante a Lei”, sendo que o sistema de cotas, enquanto favorece ao afro descendente acaba por discriminar o outro que obteve nota o suficiente para ser aprovado e não o foi por não ser negro ou pertencer a outra etnia beneficiada, assim a discriminação apenas muda de foco.
Outro fatorrelevante é o fato de que o indivíduo que entra em uma faculdade devido as cotas passa a ser ainda mais discriminado pelos demais por que entrou pelas cotas e não pela competência, fator que tem mostrado ser ainda mais grave.
Pesquisas apontam que a maioria dos alunos que ingressam na faculdade devido as cotas acaba deixando de estudar por dois fatores: não agüentam a discriminação e a “gozação”dos alunos colegas de cursos, ou simplesmente não têm bagagem o suficiente para acompanhar os colegas e suas notas passam a ser tão baixas que os mesmos acabam por desistir dos estudos.
É necessário que seja feito um levantamento adequado para que se possa verificar os pontos positivos desse sistema no Brasil, pois o mesmo pode servir como fator discriminador, não como fator de inclusão, mas aexclusão da incompetência. É preciso escola de qualidade em todo os níveis para que todos os cidadãos sejam iguais perante a Lei de verdade e possam competir de forma igualitária para vagas não apenas de faculdade, mas de emprego e de qualidade de vida sem importar sua condição étnica.
Somente oferecendo condições de igualdade para todos os cidadãos a Pátria pode ser chamada de Mãe gentil, uma vezque do modo que se tem visto atualmente a mesma não é mãe e sim madrasta, pois a mãe não discrimina o filho, muito menos oferece condições desiguais para competir pelo mesmo bem a educação.
Os debates recentes sobre as cotas e o sistema adotado para tanto no Brasil tem sido amplamente equivocado, devido ao fato de trazer à superfície da discussão as questões sociopolíticas do Brasil, assim como...
tracking img