Politicas publicas - artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
POLITICAS PUBLICAS DA EDUCAÇÃO

PARTE ESCRITA, DA 2° AVALIAÇÃO DE POLITICAS PUBLICAS, TEMA: AVALIAÇÃO FORMATIVA.
DISCENTES:
- ADAISE SOARES.
- GABRIELA OLIVEIRA
- HENRIQUE CARREIRA
- THAIS DE NAZARÉ

Belém/ PA
2012

AVALIAÇÃO FORMATIVA
O que é? Características? Desafios? Possibilidades eNovos Horizontes.

INTRODUÇÃO
Inicialmente, vale ressaltar que esta parte escrita, constitui nossa 2° avaliação de Politicas Publicas, neste ensaio iniciaremos com uma breve explanação introdutória do que a de vi neste trabalho avaliativo e logo após tópicos sucintos, resumidos, do que a de ser abordado em exposição oral do grupo constituinte deste Seminário Avaliativo, em sala de aula viaapresentação em data show.
Existe a necessidade de uma abordagem previa da atual realidade em que encontramos enraizado a temática “Avaliação formativa” e para isso tem-se a necessidade de torna-se sabidos da atual conjectura de nossas escolas. A atual formatação de nossos centros educacionais quando lançamos um olhar sobre o aspecto tema deste trabalho acabamos por nos deparar com ambienteseducativos que se utilizam da avaliação como forma de seleção e verificação, separando os alunos “bons” dos “ruins”, os “capazes” dos “incapazes” e os “aptos” dos “inaptos”.
A este mecanismo avaliativo que toma aspectos de prática classificatória, acaba por deixar de lado grande maioria dos alunos. Não comprido um papel ser um meio, método, avaliativo que necessita ser voltado para a melhoria daaprendizagem e ajuste de processos e assim, buscar uma avaliação diferente, uma avaliação formativa (contínua). Logo uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar coeficientes, com rapidez. Sendo assim temos como resultantes os erros que poderiam e podem ser objetos de estudo, isto é, torna-se preciso diagnosticar os fatores que levam a não aprendizagem.

OQUE É A AVALIAÇÃO FORMATIVA

É avaliação praticada continuamente e integrada ao fazer diário do professor em sala de aula, sendo uma ação global que leve em conta toda análise do desenvolvimento do aluno, em suas inúmeras capacidades: motora, cognitiva, relações interpessoais, , busca qualificar o ensino e a aprendizagem ,enfatiza aspectos qualitativos, institui movimentos de superação dasdificuldades sob o olhar complexo das relações que se dão no âmbito escolar.
CARACTERISTICAS

Avaliação é um processo enriquecedor que possibilita um ganho enorme para o Processo de Ensino e Aprendizagem, uma vez que, tanto o aluno e a instituição escolar envolvidas, terão a possibilidade de corrigir os seus rumos, melhorando a eficiência e a eficácia do ensino em geral. A concepção de avaliaçãodeve ir além de uma visão tradicional, que visa apenas o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como uma parte integrante ao processo educacional. Logo, Avaliação é Educação e o Cotidiano Educativo é Avaliação.
Ao longo do decorrer do cotidiano é que o professor perceber se os alunos se aproximam ou distanciam dos conceitos e habilidades. Neste mesmoambiente procura-se localizar dificuldades e auxilia-las para que elas sejam superadas e assim buscando novos caminhos que levem à aprendizagem, como: Intervenções e Questionamentos (Complementando informações); A ideia de processo não é fácil de ser assimilada. Porem a existência real de que o seu entendimento é que vai determinar o quanto se pode compreender sobre os vários aspectos e as váriasdimensões que a Avaliação possui. A avaliação na escola ainda precisa ganhar, realmente, a preocupação dos coletivos constituídos e assim sair do campo tão característico que o do Individual, da Angústia de cada um e ganhar as dimensões dos grupos de trabalho, de toda a escola.
Outra faceta da avaliação formativa concerne à maneira como a escola avalia, ou seja, quando indagamos a quem ela...
tracking img