Politicas economicas e seus instrumentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS ECONÔMICAS E SEUS INSTRUMENTOS

FABIO QUARTAROLLI

CURITIBA/PR
Março/2011

Trabalho apresentado ao Professor CARLOS ILTON CLETO
da disciplina MACROAMBIENTE ECONÕMICO
do curso de ADMINISTRAÇÃO

Índice:
1. Políticas Econômicas 4
2. Instrumentos de Políticas Econômicas 6
2.1. Política Monetária 7
a) Depósito compulsório 7
b) O redesconto bancário 8
c) O controle e aseleção do crédito 8
2.2 POLÍTICA Fiscal 10
a) Impostos (receita): 11
b) Despesas do governo (gastos): 11
c) Orçamento do governo: 12
2.3. Política Cambial 13
a) Regime de câmbio flutuante 14
b) Regime de câmbio fixo 14
c) Formas híbridas de câmbio 15
3. ReferÊncias 16

1. Políticas Econômicas
Conjunto de medidas adotadas pelo governo para controle da economia. As relativas aoorçamento, por exemplo, afetam todas as áreas da economia e constituem políticas de tipo macroeconômico; outras afetam exclusivamente algum setor específico, como, por exemplo, o agrícola e constituem políticas de tipo microeconômico. Estas últimas são dirigidas a um setor, a uma indústria, a um produto ou ainda a várias áreas da atividade econômica e criam a base legal em que devem operar osdiferentes mercados, evitando que a competição gere injustiças sociais.
O alcance da política macroeconômica depende do sistema econômico existente, das leis e das instituições do país. Existem divergências quanto ao grau de intervenção do Governo: alguns defendem a política do liberalismo e outros acham que o governo deve cobrir as deficiências do mercado. Neste caso, a política econômica deveeliminar as flutuações, reduzir o desemprego, fomentar um rápido crescimento econômico, melhorar a qualidade e o potencial produtivo, reduzir o poder monopolista das grandes empresas e proteger o meio ambiente. A partir da década de 1970, a política macroeconômica procurou limitar o papel dos governos e reduzir o poder do Estado.
No entanto, a política econômica pode tornar-se contraproducente, casoo diagnóstico dos problemas econômicos for errôneo e as diretrizes políticas não forem adequadas ao problema que se pretende resolver. O êxito de uma política econômica dependerá da reação dos agentes econômicos, da sua execução e da confiança na administração.

2. Instrumentos de Políticas Econômicas
As políticas econômicas e os grupos de instrumentos de que estas se utilizam para oatingimento de determinados fins podem ser divididos em três grandes grupos: política monetária, política fiscal e política cambial.

2.1. Política Monetária
Quanto mais um país é desenvolvido economicamente e seu povo mais esclarecido sobre seus direitos e deveres, o uso dos instrumentos monetários se torna mais eficiente, permitindo cada vez mais o aperfeiçoamento da utilização pela autoridademonetária de mecanismos de controle da oferta de moeda na economia.
Além dos instrumentos mais utilizados como a taxa de redesconto, dos encaixes bancários compulsórios e das operações de mercado aberto, no Brasil são utilizados também instrumentos complementares, como o controle da taxa de juros, seleção de créditos e até limitação da capacidade de expansão de empréstimos.
a) Depósito compulsórioConsiste em fixar uma cobertura obrigatória para os depósitos e, através do Banco Central, fazer variar a proporção das reservas que os bancos privados depositam em seus cofres. É um meio eficaz para controlar a emissão da moeda escritural. Quando há uma expansão da taxa de reservas compulsórias exigidas pelo Banco Central, reduz-se a proporção dos depósitos que podem ser convertidos em empréstimos,reduzindo então os meios de pagamentos. O inverso também é possível, ou seja, se a taxa diminui, aumentam os empréstimos e consequentemente os meios de pagamentos também aumentam.
b) O redesconto bancário
Este instrumento é um empréstimo que os bancos comerciais recebem do Banco Central para cobrir problemas de liquidez quando ocorre um aumento da demanda por empréstimos por parte do público....
tracking img