Sistemas operacionais em nuvem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O mundo da tecnologia se reinventa a todo instante, já tivemos a era dos grandes mainframes, dos micros potentes e agora estamos na era das redes.”

Gilberto Sudré





Introdução

Especialistas acreditam que o futuro da computação está na “CloudComputing” e que todos os documentos, aplicativos e até mesmo sistemas operacionais serão acessado remotamente pela rede.

O termo “Cloud Computing” faz referência à computação em nuvens, que em termos simples significa a evolução dos aplicativos, que cada vez menos precisarão ser instalados nos computadores.

Este serviço é ofertado por empresas que se responsabilizam pela atualização emanutenção do sistema operacional, aplicativos ,dados, backups e estrutura fisica dos servidores.

Escolhemos para o desenvolvimento deste trabalho o Chrome O.S da Google, isto porque a Google é uma empresa que acredita muito nesta nova tendência, pois já traz uma porção de aplicativos que rodam diretamente em seu navegador e também investe muito dinheiro e tempo em pesquisas. Dentre os mais famososserviços do Google podemos citar: GMail, Google Talk, Google Maps, Google Docs e iGoogle.








Desenvolvimento

O Chrome OS ou Chromium OS ( O nome ainda este sendo definido ) é o sistema operacional que ainda está em desenvolvimento. Quando estiver pronto, será distribuído apenas por parceiros do Google em máquinas certificadas para roda-lo. A proposta do Chrome OS é ser simples,direto e rápido. Os desenvolvedores apostam que sua inicialização em um netbook levará no máximo 5 segundos desde a inicialização do aparelho até o momento de uso do sistema.

Por ser de código aberto e baseado em Linux, no entanto, qualquer pessoa pode compilar o código-fonte do Chrome OS e disponibilizá-lo para download. Por este motivo, foi possível baixar uma compilação disponibilizada nosite BaixeTudo e testá-la usando um emulador de sistema operacional, o VirtualBox.

A primeira tela que nos deparamos foi a de login e senha, onde colocando sua conta do google ( e-mail e senha do gmail por exemplo ) é permitido a entrada no sistema.

[pic]
*Tela inicial do Chrome OS

A área de trabalho pode ser considerada como um Google Chrome ( o navegador do google ) programado paraexibir também aplicações web, além dos websites que normamente acessamos.

[pic]
*Aplicativos do Chrome OS

Em um primeiro momento, as aplicações disponíveis de forma nativa são:

Gmail;

Hotmail;

Yahoo! Mail;

Google Calendar;

YouTube;

PicasaWeb;

Hulu;

Lala;

Contacts (lista de contatos);

Calculator (calculadora);

To-do-list (lista de tarefas);

Notepad (bloco denotas);

Books (livros);

Chess (xadrez);

Facebook;

Twitter.


Isso vai permitir, por exemplo, que haja sempre uma cópia de segurança de tudo o que foi feito. Os dados e arquivos estarão a salvo caso o netbook seja roubado ou então o desktop pare de funcionar repentinamente.



[pic]
*Menu dos aplicativos



Segundo o blog oficial do projeto (http://blog.chromium.org/) doisfatores importantes ainda estão sendo resolvidos. O primeiro é no suporte a aparelhos com USB. O Google disse que é algo que eles estão trabalhando, principalmente para câmeras, mas que ainda não está pronto. E o Google Print, sistema que permite imprimir documentos em qualquer impressora conectada na internet, mesmo sem os drivers necessários, está incluluso no Chrome OS, mas em formato beta.Outra novidade é o investimento na Chrome Web Store, que basicamente será a fonte do poder do sistema operacional, criando uma janela para centenas de aplicativos guardados na nuvem. Por enquanto, Amazon, NPR, EA e New York Times já estão presentes, com aplicativos web optmizados para a plataforma do Google.

Todas as aplicações neste S.O ( Sistema Operacional ) são aplicações web e toda a...
tracking img