Oficina d eportugues

1073 palavras 5 páginas
Verificação de Aprendizagem - Tentativa 3

Question 1
Notas: 1
(PUC – MG) Segundo a norma culta, é correto mudar a posição do pronome oblíquo átono em:
Escolher uma resposta. a. Nestes como em outros pontos, assemelham-se aos ingleses. Nestes como em outros pontos, se assemelham aos ingleses. b. Sabe que daí lhe estão vindo novas forças de progresso. Sabe que daí estão vindo-lhe novas forças de progresso. c. Isto é coisa que hoje o envergonharia. Isto é coisa que hoje envergonharia-o. d. É com prudência que se servem das inovações da técnica. É com prudência que servem-se das inovações da técnica. e. Formas anacrônicas de viver e de pensar não se colidem. Formas anacrônicas de viver e de pensar não colidem-se.
Question 2
Notas: 1
Um dos traços marcantes do atual período histórico é (...) o papel verdadeiramente despótico da informação. (...) As novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas da informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares. Essas técnicas da informação (por enquanto) são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas, aprofundando assim os processos de criação de desigualdades. É desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornando ainda mais periférica, seja porque não dispõe totalmente dos novos meios de produção, seja porque lhe escapa a possibilidade de controle.
O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. (Milton Santos, Por uma outra globalização)
Observe os sinônimos indicados entre parênteses:
I. “o papel verdadeiramente despótico (= tirânico) da informação”;
II. “dos homens em sua realidade intrínseca (= inerente)”;
III. “são apropriadas (= adequadas) por alguns Estados”.

Relacionados