Politicas de assistencia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ASSISTENTE SOCIAL E SEU PAPEL NAS POLITICAS DE ASSISTENCIA SOCIAL



RESUMO


O Profissional nas Políticas Sociais, que abordara a intervenção profissional em diversos espaços sócio-ocupacionais, mas manteve-se essência das reflexões contidas na versão original. As normas reguladoras do serviço Social, sobretudo os valores e princípios do Código de Ética Profissional, as atribuições ecompetências asseguradas na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei 8.662/1993), na resolução CFESS 493/06 e nas Diretrizes Curriculares do Serviço Social elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Os profissionais de Serviço Social se reafirmam como trabalhadores comprometidos com a garantia de direitos, desvinculando-se completamente com os significadosassistencialistas que a pratica da profissão carregou como marca e reconhecimento ate o evento de reconceituação.


Palavras-chave: Intervenção. Assistência. Seguridade.



1 INTRODUÇÃO


O Assistente Social através de pesquisa e analise de realidade social na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliaçãodos direitos humanos e a justiça social.


O trabalho do Assistente Social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.


Os principais campos de atuação profissional de umassistente social estão: Redes de serviços sociais do governo; hospitais; escolas/creches; Centros de Convivência; Administração municipal, estadual e federal; Serviços de proteção judiciária; Conselhos de direitos e de gestão e movimentos sociais.



2 ASSISTENCIA SOCIAL



A Assistência Social é política de Seguridade Social não contributiva, que garante o atendimento as necessidadesbásicas dos menos favorecidos. O Ministério do Desenvolvimento Social e combate a fome – MDS – a assistência social, a partir da Constituição Federal de 1988, passou a integrar o Sistema de Seguridade Social, como política não contributiva. Portanto, com direito do cidadão e dever do Estado.


O histórico da Assistência Social, antes de se tornar uma política publica, e caracterizadopelo assistencialismo, pelo clientelismo, pela caridade, pelo voluntariado e estes sentidos ainda estão presentes no cotidiano desta política, sendo a política social uma atribuição, definida politicamente, de direitos e deveres legais dos cidadãos com objetivo de compensar condições de necessidade e risco para o cidadão que goza de tal direito, e que não consegue acesso a esses mesmos bens com seuspróprios recursos a assistência social destaca-se fundamentalmente em seu papel de protagonista social.


O Serviço Social desde o inicio da profissão de Assistência Social, por volta de 1830, inicio do século XIX, a assistência ao próximo e o assistencialismo conjugavam-se entre si; talvez pelo fato da profissão tiver nascido dentro da Igreja Católica. No decorrer da conceituação ereconceituacão da profissão, o termo assistencialismo foi definitivamente banido das ações do Serviço Social, tendo prevalecido a Assistência Social.


Contudo, a Assistência Social como direito e não como ajuda cresce não só no âmbito do Serviço Social, mas em uma conjuntura mobilizadora de classes no decorrer da década de 80. E em meio a um cenário de crises econômicas e de luta por aberturapolítica em 05 de outubro de 1988, e promulgada a nova Constituição da Republica Federativa do Brasil, introduzindo um conceito abrangente de proteção social, compreendendo umas conjuntas integradas de iniciativas do Poderes Públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, a previdência e a Assistência Social.


A Assistência Social esta devidamente...
tracking img