Aterro sanitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Incineração é o processo de tratamento de resíduos que consiste na sua queima em fornos industriais, conjuntamente com os combustíveis tradicionais. Os resíduos são assim valorizados energeticamente,pois substituem parte do combustível usado no forno. Os fornos trabalhando a elevadas temperaturas das indústrias vidreira, siderúrgica e cimenteira podem ser usados para o tratamento de resíduos.A estocagem e a manipulação são feitas em galpões de confinamento, garantindo a completa segurança do processo.
A unidade de Incineração funciona 24 horas por dia, com capacidade de destruição segurade resíduos sólidos, líquidos e pastosos de alta periculosidade. A unidade de Incineração opera alinhada aos conceitos de INOVAÇÃO e SUSTENTABILIDADE.
Com a incineração é possível uma redução dovolume inicial de resíduos até cerca de 90% através da combustão, a temperaturas que se elevam a mais de 900°C. Por isso tem vindo a ser implementado em zonas de grande produção de lixo. No entanto,certos resíduos liberam gases tóxicos aos serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais o que torna o processo mais caro.
Trata-se deum sistema útil na eliminação de resíduos combustíveis, não tendo vantagens para outros materiais como, por exemplo, vidros e metais Plásticos. Devido ao seu elevado teor em água, a matéria orgânica(que constitui cerca de 36% dos RSU) possui um baixo poder calorífico e como tal não é interessante incinerar sob o ponto de vista energético.
Deste processo resultam como produtos finais a energiatérmica (que é transformada em energia eléctrica ou vapor), águas residuais, gases, cinzas e escórias. Os gases resultantes da incineração têm de sofrer um tratamento posterior, uma vez que sãocompostos por substâncias consideradas tóxicas (chumbo, cádmio, mercúrio, crômio, arsênio, cobalto e outros metais pesados, ácido clorídrico, óxidos de azoto e dióxido de enxofre, dioxinas e furanos,...
tracking img