Politicas afirmativas e cidadania ao afro descendente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO IDENTIDADE BRASIL – POLITICAS AFIRMATIVAS E CIDADANIA AO AFRODECENDENTE
Introdução:
Segundo Darcy Ribeiro, nós brasileiros somos um povo que não reconhece sua própria identidade, suaprópria história. Embora sejamos um pais multiétnico, ainda vemos o outro com certa diferença. O racismo infelizmente continua impregnado na sociedade. Podemos definir racismo como a tendência préconcebida de se pensar que há uma raça inferior e uma raça superior. É interessante observar que no mundo moderno capitalista e com expansão da tecnologia é possível encontrar exemplos de racismo, xenofobiae etnocentrismo.

“O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe anossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial”
(Música: Racismo é Burrice – Gabriel “O Pensador”)


Justificativa
Combase no Artigo 3º (Incisos- I a IV) que busca garantir os direitos dos cidadãos e reduzir as desigualdades sociais e qualquer forma de discriminação e na Lei Nº 12.288 de 20 de julho de 2010, queinstitui o Estatuto da Igualdade Racial, visando efetivar a promoção da igualdade de direitos sem distinção, mas que ainda não determinam uma mudança considerável da realidade social, observamos anecessidade de mais ações afirmativas voltadas à população Afro-brasileira.

Objetivo
Este projeto tem como objetivo: a conscientização sobre seus direitos e sua cidadania, bem como a promoção depolíticas públicas voltadas ao fortalecimento da igualdade de oportunidades, tratamento e combate de todas as formas de discriminação.

Metodologia
*Elaboração de uma conferência sobre o tema, comparticipação da sociedade civil e de profissionais de diversas áreas (Médicos, Advogados, Psicólogos, Assistentes Sociais, Sociólogos e outros);
*Oficinas sobre o tema;
*Discussão sobre ações...
tracking img