Politicagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fetichismo da Mercadoria
Identificação do texto
Marx, Karl (2005). “Secção 4. O fetichismo da Mercadoria e o seu Segredo”. Retirado em 3 de Abril de 2007 de:
Género ou tipo de texto
O texto sob análise é parte integrante da obra de Karl Marx, O Capital. Esta obra surge como uma crítica ao capitalismo e é considerado por muitos uma obra que deu origem ao pensamento socialista marxista.
TemacentralNeste texto Karl Marx desenvolveu uma teoria económica e política para o fetiche. Para a escola marxista, o fetiche é um elemento fundamental da manutenção do modo de produção capitalista. Consiste numa ilusão que naturaliza um ambiente social específico, revelando a sua aparência de igualdade e ocultando a essência da desigualdade.
O fetiche da mercadoria, postulado por Marx, opõe-se àideia de valor de uso, refere-se unicamente à utilidade do produto. O fetiche relaciona-se à fantasia que paira sobre o objecto, projectando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens.
Público-alvoO conceito de fetichismo da mercadoria é um dos menos compreendidos dos conceitos que Marx realizou na crítica a Economia Política.
Este texto poderá suscitar o interesse decapitalistas, empresários, professores, estudantes e investigadores.
Tese CentralO fetichismo da mercadoria, descrito no primeiro capítulo da obra O Capital, revela a criação de um mundo onde as relações sociais ocorrem através das coisas, as coisas têm o poder de estabelecer as relações sociais e os homens estabelecem relações materiais. A partir desta forma de ser das relações humanas no sistemacapitalista, o mundo da mercadoria alarga-se, o processo de expansão do capital adquire uma impressionante força, impulsionado pela supressão das distâncias e do tempo.
Em que consiste fetichismo? No facto de que, com a universalização da produção de mercadorias, as relações sociais entre os produtores passam a ser mascaradas pelas relações de troca entre as diferentes mercadorias. Assim, as relaçõessociais entre as pessoas aparecem como relações sociais entre coisas. Porque a forma da mercadoria baseia-se no esvaziamento do conteúdo sócio-histórico-simbólico dos produtos do trabalho humano. A base de tudo é o trabalho abstracto.
Impressões a quente
Depois das leitura deste texto diríamos que fetichismo da mercadoria monstra a relação mercantil oculta, no mais simples acto produtivo, aestruturação do poder, a presença das classes e sua organização e desigualdade estrutural. Tudo se passa como se houvesse uma troca entre mercadorias.
Construção do Conteúdo Marx, ao examinar o capitalismo, mostrou como as relações de desigualdade estrutural entre pessoas aparecem como meras relações entre coisas.
Um fetiche é um ídolo, um amuleto, algo enfeitiçado, que tem poderesinexplicáveis, de origens misteriosas. Para Marx a mercadoria parecesse com isto, “no facto de que ela reflecte aos homens as características sociais do seu próprio trabalho como características objectivas dos próprios produtos de trabalho, como propriedades naturais sociais dessas coisas e, por isso, também reflecte a relação social dos produtos com o trabalho total como uma relação existente fora deles, entreobjectos”[1].
Marx explica o processo através do qual o fetiche da mercadoria se coloca: “Os objectos de uso tornam-se mercadorias apenas por serem produtos de trabalhos privados, exercidos independentemente uns dos outros. O complexo desses trabalhos privados forma o trabalho social total. Como os produtores somente entram em contacto social mediante a troca de seus produtos de trabalho, ascaracterísticas especificamente sociais de seus trabalhos privados só aparecem dentro dessa troca. Em outras palavras, os trabalhos privados só actuam de facto, como membros do trabalho social total, por meio das relações que a troca estabeleceu entre os produtos do trabalho e, por meio dos mesmos, entre produtores”[2].
O valor das mercadorias parece ser um dado objectivo, quando na verdade,...
tracking img