Edinelma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO COMPARATIVO:



CONHECENDO A IDENTIDADE DOS SUJEITOS SURDOS. (ELIAS SOU ZA DOS SANTOS)
SURDEZ: DEFICIÊNCIA? INCAPACIDADE? DESFAZENDO OS “NÓS” E TRILHANDO CAMINHOS NA DIREÇÃO DE UMAEDUCAÇÃO INCLUSIVA.
(Edinalma Rosa Oliveira Bastos)



Os textos trazem a importância de entender as identidades dos sujeitos surdos, tendo em vista o conhecimento no campo educacional, social ecultural que nos leva a refletir sobre o universo dos surdos e o conceito que melhor define a palavra surdez.

Para os autores, ao longo dos anos, os surdos foram estereotipados e estigmatizados,eram tratados como indivíduos inválidos ou inativos na sociedade a qual fazem parte, devido a sua deficiência. Edinalma Rosa afirma que as pessoas com surdez possuem apenas um déficit biológico quenão acarreta prejuízos intelectuais.

A inclusão dos sujeitos surdos é uma questão que envolve a cultura e as identidades surdas ( híbridas, surda flutuante, surda de transição e surdaincompleta). É importante para a escola apropriar-se desses conhecimentos, pois a criança com surdez deve ter as mesmas oportunidades de convivência com seus pares surdos e com os colegas ouvintes em umaescola que se caracterize como inclusiva, ou seja, que tenha propostas coerentes com os princípios de atenção e diversidade. Nesta contextualização, Carvalho (2004, p.16) esclarece a proposta de educaçãoinclusiva:



[...]vai muito além da inserção, nas turmas do ensino regular, de pessoas com deficiências por causas e manifestações diversas, além de superdotadas, se não for implementadacom a referida cautela, corre o risco de comprometer-se mais uma vez, a trajetória desses seres humanos, aprisionando-os numa rede de significados que tentam mascarar ou negar suas diferenças, numaconstrução discursiva sobre a igualdade.




Assim, mudanças são necessárias na estrutura, no funcionamento, no trabalho educacional, administrativos e atitudinais nas escolas voltadas...
tracking img