Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SITUAÇÃO POLÍTICA ATUAL NO BRASIL
            É impressionante como as pessoas, de todos os níveis, perguntam e comentam sobre a situação política do momento, no Brasil. Há certa desorientação einquietação generalizada. Quem está certo? Quem está dizendo verdades? Quem está se aproveitando da situação?  Quem está, descaradamente, mentindo? No que vai dar tudo isso que está sendo dito emostrado? As pessoas estão perplexas. Permitimo-nos aqui, neste espaço absolutamente livre e democrático, sem promessas nem esperanças de sacolões e mensalões, malas e malinhas, expor algumas idéias.            1 - Primeira observação: a democracia dita representativa está tremendamente em crise e não é nada representativa, nem mesmo estatisticamente. Tanto em nível municipal, estadual como federal ela é umaaberração.  Os que estão exercendo o poder Legislativo representam um número muito pequeno de eleitores. Basta um exercício elementar de estatística, somando os votos dos que são vereadores ou deputadoshoje “legítimos representantes”, e veremos que essa soma de votos não alcança, em nenhum município ou  Estado, os votos de 30% dos eleitores. Que representatividade é essa? São representantes depequenos grupos de interesse e de pressão. E que, efetiva, garantida e eficazmente cobram ações dos eleitos para que seus interesses sejam plenamente atendidos.
            2 – Qualificação dos eleitos:para ocupar qualquer cargo em empresas, escolas, associações, igrejas etc., exige-se a comprovação de habilitação e qualificação, quando não também  experiência. Para o exercício e ocupação de umcargo político nada disso é exigido. Qualquer um acha-se habilitado e qualificado. E concorre, usando dos meios de que  dispõe: dinheiro, influência, mentira, calúnia, sabotagem, boicote, pressão,infidelidade, promessas mirabolescas, enganos etc.
            3 – Consciência dos cidadãos: cidadania, hoje, mais que nunca, implica em participação. Para participar é necessário um mínimo de...
tracking img