Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
04/04/2013 19h18 - Atualizado em 04/04/2013 19h25
Barbosa pede que STF tenha 'o bom senso' de abolir sigilo em inquéritos
Presidente voltou a criticar ações identificadas apenas por meio deiniciais.
Tribunal marcou para a próxima semana sessão para decidir sobre o tema.
Mariana Oliveira
Do G1, em Brasília


Tweet
Comente agora
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), JoaquimBarbosa, voltou a criticar o sigilo da identidade de investigados em inquéritos que tramitam na corte. Durante discussão em plenário sobre o tema nesta quinta (4), ele anunciou sessão administrativa paravotar o fim do sigilo na próxima semana.
"Eu espero que o colegiado tenha o bom senso de abolir essa prática na próxima sessão administrativa", disse o presidente do STF. Barbosa não definiu o diada sessão.
Desde 2010, por decisão do então presidente do STF Cezar Peluso (já aposentado), quando os inquéritos são abertos, em vez de aparecer o nome completo do investigado, ficam disponíveisapenas as iniciais, prejudicando a possibilidade de identificação. O relator de cada inquérito, porém, tem autonomia para autorizar a divulgação dos nomes.
A proposta de Barbosa é que a regra mude paraque todos os inquéritos sejam abertos com o nome completo, mas que cada relator decida depois se prefere deixar com as iniciais.
No fim do mês passado, Joaquim Barbosa já havia criticado a regra ecobrado que o ministro Luiz Fux, relator de ação sobre o tema, liberasse processo de sua relatoria para a análise dos demais ministros na sessão administrativa.
Enquanto isso, vinga o mistério quanto aosenvolvidos em inquéritos."
Ministro Marco Aurélio Mello
A discussão entre os ministros nesta quinta começou quando o tribunal julgava o recebimento de uma denúncia contra o deputado Zoinho (PR-RJ),cujas iniciais são J. de O. (Jorge de Oliveira). A denúncia pelo crime de boca-de-urna foi rejeitada posteriormente.
Vários ministros questionaram o motivo de o inquérito estar com as iniciais, e...
tracking img