Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*Cínicos

A filosofia cínica foi fundada em Atenas por Antístenes (discípulo de Sócrates) por volta de 400 a.C. Os cínicos diziam que a felicidade podia ser alcançada por todos, pois ela nãoconsistia em luxúria, poder político ou boa saúde, mas sim em se libertar de tudo isso. Eles achavam que as pessoas não deviam se preocupar com o sofrimento (próprio ou alheio) nem com a morte. Afelicidade dependia do desprendimento de todas essas coisas. O principal representante desta corrente filosófica foi Diógenes de Laércio que foi discípulo de Antístenes.
Mais que uma doutrina, a antigaescola cínica constitui uma filosofia de vida. Esta prega a vida segundo a virtude, conseguida através do exercício, simultaneamente corporal e espiritual. O bem e a liberdade são alcançados através dadominação das necessidades e desejos, sendo o herói Hércules e seus trabalhos o ideal de autogoverno (autarquia) a ser perseguido pelo filósofo cínico. Os cínicos pregam a conaturalidade entre oshomens, de modo que única seja a forma de vida, sem as distinções ocorridas entre as diferentes cidades, e que cada homem seja cidadão do mundo, como se autodenominava Diógenes. Também anseiam por umretorno à vida natural, uma vez que, para estes pensadores, são o fogo e a técnica dos homens os principais criadores das necessidades humanas. Opõem-se à escravidão, uma vez que os homens são todosiguais segundo a natureza. Para os Cínicos, a vida virtuosa consiste na independência obtida através do domínio dos desejos e necessidades. para encorajar as pessoas a renunciar aos desejos criadospela civilização e pelas convenções, os Cínicos empreenderam uma cruzada de escárnio anti-social, na esperança de mostrar, pelo seu próprio exemplo, as frivolidades da vida social se consideraherdeiro do modo de vida socrático.
Os cínicos, em geral, sentiam-se, assim como Sócrates, imbuídos de uma missão; ou seja, a preocupação com a alma. No entanto, se diferenciavam de Sócrates porque não...
tracking img