Politica socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-DEFINA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.
Daft (1999, p. 88) conceitua Responsabilidade Social como “a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da organização e da sociedade”. Ela acontece no interior das organizações, quando dirigentes e empregados estão convencidos de que o sucesso na condução dos negócios e das relações detrabalho depende de uma conduta ética e do atendimento às leis.
2-VOCÊ DEVRA ELENCAR QUATRO PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE ENFRENTA,MOS NA ATUALIDADE

Problemas de caráter socioambiental como a erosão dos solos, o desmatamento, a poluição e contaminação dos recursos hídricos por resíduos dos mais diversificados e a extinção de espécies da fauna e flora atingem a humanidade de diferentes formas eintensidades.
R- Relate qual a relação existente entre ética e responsabilidade socioambiental.
Ética nas Organizações

O comportamento ético das empresas é exigido pela sociedade, dessa forma a empresa adotando valores éticos e morais é um indicativo de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo. Assim numa empresa ética a tendência é que siga os valores morais da sociedade e seus gestores etodos os funcionários sigam regras e valores do “código de ética” da empresa.
Vazquez define ética como:

“um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e nãode uma maneira mecânica, externa ou impessoal.”

A empresa para ter responsabilidade social e ambiental tem que ser ética, a prática da responsabilidade social indica compatibilidade dos valores morais e éticos da empresa com os da sociedade. “sem ética nos negócios não existe responsabilidade social” (ETHOS 2008).

Responsabilidade Sócio-Ambiental nas Organizações

“Responsabilidadesócio-ambiental pode ser definida como um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio-ambiente e áreas sociais”. (FELIPE COSTA)
Esse conceito se deu origem quando os movimentos sociais (pacifistas, feministas, raciais, de direitos humanos e ambientalistas) de forma organizada passou a pressionar a grandes empresas, exigindo que respondam pelas conseqüências de suasatividades.
No mercado atual os consumidores passam a escolher seus produtos não somente pela qualidade ou marca e sim pela imagem da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental. Seguindo as exigências dos consumidores atuais as empresas passam a atuar externamente e internamente aplicando políticas de responsabilidade sócio-ambiental, essa atuação acarreta benefícios como: redução decustos, aumento das receitas, melhoria da imagem da empresa, desenvolvimento de novos modelos de negócios e desenvolvimento para pesquisas de tecnologias ecologicamente corretas. Pois a opinião pública negativa nessa realidade poderá afetar as vendas bem como a capacidade da empresa em atrair e reter pessoas talentosas.
Segundo Bateman/Snell (1998):

“as questões ambientais afetam aeficiência, a eficácia e as metas em longo prazo e requerem considerações técnicas, éticas, sociais e competitivas.”

As empresas devem auxiliar o meio-ambiente de modo que proteja seus negócios e agreguem valor a eles. Para muitas empresas a Responsabilidade Sócio-Ambiental é percebida como uma nova oportunidade estratégica e de diferencial competitivo.
De acordo com Carlos Alberto de Farias Gaspar, emseu artigo, publicado em 29/05/05:

“os princípios da Responsabilidade Sócio-Ambiental Empresarial, exigem muito mais cooperação do que competição; exigem compromisso social e ambiental; exigem a união e a convergência de esforços dos diferentes setores da sociedade em torno de causas significativas e inadiáveis. Mas é na competição e na sedução dos apelos de marketing que esses princípios...
tracking img