Politica social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA SOCIOLOGIA – PARA TRABALHO NA FACULDADE

1. Caracterize a Sociologia enquanto ciência, salientando sua origem e objetivos.
A Sociologia como ciência, surge no século XIX, no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação do capitalismo, para resolver questões sociais, foca o coletivo, analisa o homem no meio social. Objetiva o progresso e busca pelo estágio positivo.1. Qual a importância de August Comte para a Sociologia?
A maior importância de August Comte foi adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial moderna. Segundo ele, toda e qualquer sociedade evoluía de um estágio Teológico, onde havia o predomínio de entidades divinas, seguindo para o estágio da Metafísica, que é o momento de questionamento atéchegar à meta universal do Positivo, tendo a Europa como meta de civilização e modernidade. Também desenvolveu um esquema sociológico positivista e lançou a idéia de que toda vida humana teria atravessado as mesmas fases histórica.
21. A Sociologia se desenvolveu como uma resposta à desinstalação da vida social no século XIX. Mas por que razão ela assumiu as formas especificas que nós vivemos hoje ecomo ela alcançou um status tão importante?
A Sociologia surgiu como resposta a um desafio da modernidade, num momento de mudanças com o surgimento do capitalismo, sua existência tem sido de grande valia para a sociedade atual. A sociedade atual tem características predominantemente consumista devido ao capitalismo, que é o expresso incentivo ao consumo. Através da Sociologia pode-se avaliar,conhecer e compreender idéias, atitudes e enfoques distintos, e desse modo compreender tudo o que nos afeta e suas significâncias no todo.

A sociologia enquanto ciência tem na realidade social o seu campo de observação, de análise e de intervenção, mas é na reflexão teórica que terá o embasamento para construir um olhar crítico sobre as questões estudadas.

A sociologia, no contexto doconhecimento científico, surge como um corpo de idéias que se preocupavam muito com o que a sociedade moderna destruiu e gerou no seu progresso de constituição e consolidação.
A sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de ciência da crise – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia.
A sociologia como a ciência da sociedade não surgiu derepente nem resultou das idéias de um único autor; ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.

O QUE INTERESSA A SOCIOLOGIA?

A SOCIOLOGIA VOLTA-SE O TEMPO TODO PARA OS PROBLEMAS QUE O SER HUMANOENFRENTA NO DIA-A-DIA DE SUA VIDA EM SOCIEDADE
 

O CONJUNTO DE RELACIONAMENTO QUE OS HOMENS ESTABELECEM ENTRE SI NA VIDA EM SOCIEDADE - RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO, CONFLITO, INTERDEPENDÊNCIA ETC

INTERESSA PARA SOCIOLOGIA, PORTANTO, NÃO O INDIVÍDUO ISOLADO, MAS INTER-RELACIOONADO COM OS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS DOS QUAIS FAZ PARTE, COMO A ESCOLA, A FAMÍLIA, AS CLASSES SOCIAIS, ETC.

Postadopor OLHAR SOCIOLÓGICO às 19:36
http://sociologianasaladeaula.blogspot.com.br/2010/02/blog-post_27.html

Sociologia
A sociologia enquadra-se no âmbito das ciências sociais. Como ciência social, a sociologia diz respeito ao estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um desafio fascinante e ao mesmo tempo difícil, uma vez que o seu objeto de estudo se centra no própriocomportamento dos sujeitos enquanto seres sociais. O campo de ação da sociologia é muito abrangente, pois compreendem a análise de encontros entre indivíduos na rua, conversações entre pessoas, estudo de grupos, de organizações e de comunidades e investigação de processos sociais globais.Sendo a sociologia uma ciência dos comportamentos sociais não deixa, por isso mesmo, de ser uma ciência do humano,...
tracking img