Politica social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

INTRODuçãO

Este trabalho tem como objetivo aprofundar e reforçar os conceitos básicos das políticas sociais no Brasil, sendo sua trajetória histórica não diferente da regra mundial, seu surgimento esta vinculado ao capitalismo, numa tentativa de defesa da classe trabalhadora do ato perverso da exploração.

Desenvolvimento.Política social no Brasil

O surgimento da política social aconteceu de forma gradual e diferenciada entre os diversos países; sendo sua origem no capitalismo, destinava-se periodicamente á classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada á política econômica.
Alguns teóricos colocam em questão dois esquemas de argumentação daciência política: a explicação de gênese da política social estatal baseada na teoria dos interesses e das necessidades, a partir de exigências politicas dos trabalhadores assalariados organizados; a explicação da gênese da política social a partir dos imperativos do processo de produção capitalista, das exigências funcionais da produção capitalista.
Para melhor viabilizar as politicas sociais, épreciso perceber a relação entre o Estado e o processo de acumulação de capital, alem de considerar os movimentos sociais e políticos concretos que trazem em seu bojo a necessidade de olhar, cuidar da saúde, da vida dos trabalhadores e como esta se reproduz imediatamente e em longo prazo.
A intervenção do Estado conhecida como medida de politicas sociais consistia na implantação de assistênciasocial, de prestação de serviços sociais que contemplava uma diversidade de informações e ações, como adoção, internamento, atendimento, reabilitação, consultas medicas, atendimento psico-social, reinserção social. As medidas jurídicas também eram compreendidas como politicas sociais; por exemplo, a proteção do consumidor e a normatividade dos procedimentos educativos. Alem dessas, também eramconsideradas medidas politicas sociais a construção de equipamentos sociais e de subsídios.Esses domínios de intervenção são denominados sociais por questões históricas e ideológicas.O fato de apresentar como social uma medida política governamental, faz com que pareça boa á população, assim quando o governo fala de prioridades sociais, de prioridades humanas,este aparece como defensor das camadas pobres,ao mesmo tempo em que se oculta e escamoteia a vinculação dessas medidas á estruturar econômico e á acumulação de capital. Apolíticas sociais são classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primarias, secundarias e terciárias, terapêuticas e promocionais. São apresentadas de acordo o publico alvo:crianças, jovens e idosos, e porcritério de normalidade\anormalidade, doentes, excepcionais, inválidos,psicóticos, desaptados sociais,etc.Essas classificações acabavam por fragmentar,isolar e controlar as politicas sociais.Dentro dessa lógica, a política social acaba por estigmatizar a população, quando as separa por idade, normalidade, anormalidade, transformando e reforçando a concepção de desviantes e desintegrados.
Nocontexto do capitalismo a política social baseava-se na manutenção da ordem social, tendo como função reintegrar os indivíduos (desviados sociais) á sociedade.
È fundamental considerar a evolução das politicas sociais e como se mudam as categorias que denominam a clientela na tentativa de melhor significá-las.
Como por exemplo, os menores delinqüentes que passam a serem denominados menores carentes.Mudam-se as denominações, mas não alteram as propostas das instituições.
Neste contexto, a população parece vislumbrar medidas sociais menos repressivas e mais humanas. Nessa etapa da sociedade capitalista, a humanização manifesta-se pela preocupação com os direitos humanos, com a valorização humana, com a igualdade da qualidade de vida e com a dívida social.
A República Brasileira entre...
tracking img