Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAMETA

Projeto

Prevalência de doenças tireoideanas em uma
comunidade de idosos de Rio Branco-AC

Aluna: Suelane Marques

2011

Prevalência de doenças tireoideanas em uma
comunidade de idosos de Rio Branco-AC

Introdução - Os hormônios tireoideanos são essenciais para pleno desenvolvimento de órgãos, sistemas e controle do metabolismo (Bizhanova & Kopp, 2009). A glândula tireóideapresenta a propriedade de concentrar iodo e o torna disponível para a síntese de hormônios tireoideanos triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) sendo que cerca de 80% do T3 plasmático é derivado fora da tireóide através da 5’-monodeiodinação do T4 nos tecidos alvo. A relevância desse mecanismo pode ser verificada em regiões onde a presença de iodo na dieta é pobre compondo um importante problema desaúde pública (Dohan et al., 2003). A síntese de hormônios tireoideanos requer o desenvolvimento adequado da glândula tireóide, adequado aporte dietético de iodo seguido de uma série seqüenciais de reações bioquímicas que tem lugar nas células foliculares da glândula tireóide (Kopp et al., 2005). Cada folículo tireoideano consiste de uma única camada de células epiteliais organizadas ao redor deum lúmen o qual é preenchido por um colóide onde predomina a tireoglobulina, uma grande glicoproteína que atua como suporte para a síntese de hormônios tireoideanos (Arvan & Jeso, 2005). A captação de iodo através da membrana basolateral dos tireócitos é necessária para a plena síntese de hormônios e esse processo é mediado pela proteína transportadora de sódio/iodo (NIS-Natrium iodine simporter).Nesse processo de transporte dois íons sódio são carreados para o interior do tireócito enquanto somente um iodo é internalizado. Os íons sódio atuam no sentido de criar um gradiente que favorece o transporte do iodo (Dohan et al., 2003; Bizhanova & Kopp, 2009). Sendo que a energia necessária para gerar o gradiente de sódio é provida pela Na+/K+ ATP´ase dependente, bomba sensível à oubaína (Royauxet al., 2000).

Problemática – A prevalência de disfunções tireoideanas é de 2 a 4% em pessoas com mais de 65 anos de idade e de 0,5 a 1% na população geral (Freitas & Lima, 1999). Diversos fatores podem ser elencados no que diz respeito á gênese das disfunções tireoideanas, dentre os quais podemos citar os mecanismos auto-imunes, os fatores genéticos relacionados ao sistema HLA e finalmente osfatores os ambientais (Volpe, 1993). O conteúdo de iodo presente na água, nos vegetais e demais elementos de origem animal, depende da quantidade do mesmo no solo e nas rochas de uma dada região de origem e, em conseqüência, varia de uma área para outra dentro de um mesmo país (Estevez, 1997). Assim, a deficiência nutricional de iodo é a causa mais freqüente de bócio no mundo (WHO, 1996), sendoum problema de Saúde Pública em 130 países, afetando 1,5 bilhão de pessoas ou 13% da população do mundo (WHO, 1999). Na grande maioria das vezes, a anamnese e o exame físico conduzem ao diagnóstico da tireopatia. Com o advento de modernas técnicas de dosagens hormonais e o refinamento de métodos imagenológicos, a propedêutica das doenças tireoideanas vem sendo sofisticada progressivamente (Buescu &Grego-Filho, 2000). Na região norte do Brasil são escassos os estudos populacionais sobre tireopatias, sobretudo pela falta de recursos diagnósticos em muitas localidades. No estado do Acre não existem dados disponíveis sobre tireoidites na população em geral nem tão pouco na população idosa. Pesquisa levada a cabo por Esteves em 1997 que avaliou a excreção urinária de iodo no Brasil a partir de16.803 amostras não obteve êxito no Acre em função das amostras não serem representativas da população.

Objetivos – O presente trabalho tem como um dos objetivos introduzir no meio científico o aluno PIBIC, Alfredo Fogaça Junior, acadêmico do Curso de medicina da UFAC, além de promover maior atenção à saúde dos idosos pertencentes ao hospital do idodo de Rio Branco, Ac. Nesse sentido, serão...
tracking img