Politica social no brasil,construção dos direitos e politicas sociais no brasil a partir dosec. XX

1145 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
A sociedade vem valorizando cada vez mais o capitalismo, através da pratica exagerada do consumismo. Em outras palavras, nossa sociedade fortalece a questão do “ter” (possuir) bens, deixando de analisar pontos como necessidade, ou não, de aquisição de bens, seus valores e suas serventias. Através do curta-metragem BMW Vermelho, o autor aborda temas importantes ligados à questão social atual em nosso país, vinculada na saúde, educação, lazer e na cultura das classes sociais mais inferiores como vimos no curta.
No decorrer deste trabalho constataremos que, embora este seja um tema um tanto quanto cômico, por detrás de um fato como esse existem diversos problemas sociais de ordem federal, estadual, municipal e (acima de tudo) social.

DESENVOLVIMENTO
Tomando como ponto de partida o filme divulgado no ano 2000 e ganhador de premio que nos foi apresentado, já podemos ver que “logo à primeira vista” aparecem vários contrastes sociais e econômicos a começar pelo ambiente social onde a família reside. Uma comunidade humilde, com pouquíssimas opções de lazer, infraestrutura precária, e (ao que tudo indica) acesso restrito a saúde e educação de qualidade.
Passando para o ambiente familiar, percebemos que se trata de uma família de seis pessoas (que logo virá a ser sete) vivendo amontoadas em uma “casa”, onde o patriarca da família é um ex-presidiário e está sem emprego e, pra piorar a situação, a baixa escolaridade os leva a cometer um erro que muitas cometem sem perceber: preencher um cupom promocional sem se dar ao trabalho de ler ou questionar seu regulamento imaginando que o prêmio jamais seria dele. Depois outro erro ao não abrir o telegrama que continha mensagem, o que daria a ele a chance de recusar o prêmio e assim se livrar dos futuros transtornos que chegariam.
Enfim, tomados pela

Relacionados

  • Filosofia
    50964 palavras | 204 páginas