Politica fiscal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Fiscal é entendida e caracterizada por ser um dos ramos da política econômia e definir, garantir e manter a estabilidade econômica, ou seja, é a atuação do governono que se diz respeito a arrecadação de impostos e de seus gastos. Tendo como principais objetivos amortecer as diversas flutuações dos ciclos financeiros, ajudar a economia amanter-se crescente, o baixo desemprego e a baixa inflação.
Essa polícia pode ser caracterizada tanto como expansionista ou contracionista. A políca fiscal expansionista temcomo objetivo estimular a demanda agregada, principalmente quando a economia passa por um período de recessão, necessitando algum tipo de ajuda/incentivo para se expandir.Com o estímulo da demanda agregada a economia terá uma tendência ao déficit ou a inflação. Para conseguir-se atingir esses resultados alguns metódos são utilizados nessapolítica, entre eles, o aumento da despesa pública, aumentando a produção e reduzindo o desemprego, e a diminuição dos impostos, aumentando o rendimento do investidor econsequêntemente o aumento do consumo e investimentos das empresas, expandindo a demanda agregada.
A outra política fiscal é a contracionista na qual tem como objetivo a redução da demandaagregada, aplicada quando o cenário econômico encontra-se em expansão excessiva, ou seja, o superaquecimento, e por essa razão há necessidade de um retração econômica.Normalmente em casos como essa a razão é a alta inflação. Para se atingir esses resultados alguns métodos são usados, inverso dos usados no expansionista. Entre os métodos estão aredução de gastos governamentais, desacelerando a produção, e aumentar os impostos, levando as pessoas a diminuir o nível de consumo e com que as empresas não invistam tanto.
tracking img