Politica entre nacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 11: The Balance of power
Livro: Politics among nations
Autores: Hans Morgenthau , Kennethe Thompson e David Clinton

A aspiração por poder por parte de várias nações, cada uma tentandotanto manter quanto ampliar o seu Status Quo, lidera a necessidade de uma configuração que é chamada de balança de poder e para políticas que visam preservá-la.
Há uma concepção errada que impede acompreensão de políticas internacionais. O conceito universal de balança de poder é comumente usado em várias ciências. Isso significa estabilidade dentro de um sistema composto por um número de forçasautônomas.
O equilíbrio pode ser perturbado, tanto por uma força exterior quanto por um elemento que compõe o sistema, tornando-o instável, mas com tendência a se reestabelecer da forma original ouem um novo equilíbrio.
Existem dois fundamentos básicos para o equilíbrio: Primeiro, os elementos a serem pesados são importantes para a sociedade ou são intitulados para existir. Segundo, sem umestado de equilíbrio um estado irá sobrepor-se aos outros, coagindo seus interesses e direitos, podendo no fim destruí-los.
A chave do equilíbrio de poder é a estabilidade junto com a preservação doselementos do sistema, que devem prevenir que qualquer elemento ganhe ascendência sobre os outros e se torne assim hegemônico e uma grande ameaça ao equilíbrio.
Os elementos não precisam ter tendênciade se sobrepor aos outros, mas sim de prevenir que outros elementos se sobreponham a ele.
Quando há dois partidos políticos ou estados, onde um é mais fraco que outro, um terceiro surge para apoiar omais fraco e equilibrar a balança de poder.
A balança de poder não pode ser generalizada, assim como a própria sociedade não pode ser caracterizada por uma só palavra, existem diversos tipos ecostumes dentro dela.
Existem dois alicerces principais da balança de poder, a multiplicidade e o antagonismo dos seus elementos.
A aspiração por poder de nações individuais pode gerar um conflito...
tracking img