Politica da saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A saúde é condição básica e fundamental no exercício pleno da cidadania humana, já que a mesma pode ser sinônima de qualidade de vida. Entende-se que as ações nas áreas sociais, como qualidade daeducação e da saúde, tem relação com as determinações sociais, econômicas, políticas e culturais, e que o enfrentamento dos seus problemas são intersetoriais; garantir os direitos setoriais é um deverdo Estado e implica no acesso as informações e ao conhecimento, inclusive ao que diz respeitos aos gastos públicos.
Na política de seguridade social, nas quais se incluem a saúde, a assistênciasocial e a previdência, que são consideradas marco histórico de lutas e de muito trabalho, na medida em que visam o atendimento de necessidades da população.
Na condução da política de saúde no Brasildurante os anos 90 e no início deste novo decênio (2000) muita transformações se concretizam, que, se por um lado, avançam na construção do projeto político do Sistema Único de Saúde (SUS), poroutro, apresentam desafios e dilemas para sua implementação.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Política de Seguridade Social destacando a Política de Saúde e o Sistema Único de Saúde –SUS em seus momentos históricos focando seus impactos politicos, econômicos e social.





DESENVOLVIMENTO

A história da humanidade foi marcante nos últimos tempos devido aos avanços econquistas alcançadas pela luta no direito social. Nesse sentido a constituição Federal de 1988, ou Norma Maior ao instituir as políticas de Proteção Social, envoltas no âmbito da Seguridade Social, em seuArt. 194.
Dessa Forma, a Constituição, garante a toda população o direito à saúde como dever do Estado e direito de todos em seu Art.196.
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantidomediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”....
tracking img