Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Archive for 01 – O que são?
Polímeros – Definição
{ 27/03/2010 @ 17:15 } · { 01 - O que são? }
{ Tags: Definição, Ianino, monômeros, plástico } · { Comentários (2) }
 Os polímeros são mais conhecidos como “plásticos”. Mas nome “plástico” não se refere a um único material. Assim como a palavra “metal” não define apenas ferro ou alumínio, a palavra “plástico”  caracteriza diversos materiaiscom estrutura, qualidade e composição diferentes. As qualidades dos plásticos são tão variadas, que freqüentemente substituem materiais tradicionais como a madeira é o metal.
“Plástico” é um adjetivo. Indica uma qualidade. Segundo o dicionário, plástico é: “capaz de ser moldado; que tem o poder ou a virtude de formar; suscetível de ser modelado com os dedos ou com instrumentos”. Ou conforme outradefinição: “todas as matérias orgânicas que, sob oportunas ações térmicas e mecânicas, se deixam conformar ou moldar com relativa facilidade”.

Mero - Macromolécula
Mas o que é matéria orgânica? Qualquer composto que possua carbono em sua molécula. E o que existe em comum nos polímeros? Eles são compostos por encadeamento de longas cadeias de moléculas, chamadas de macromoléculas(makro=grande). Estas macromoléculas são compostas normalmente de mais de 10.000 elementos individuais. Nesta cadeia de moléculas os elementos individuais estão ordenados um após o outro, como pérolas em um colar.
Pode-se imaginar o polímero como um novelo de lã com vários fios individuais. Retirar um único fio deste novelo é muito difícil. Bastante similar é o polímero, onde as macromoléculas “seguram-se”firmemente entre si. Como as macromoléculas são compostas de vários elementos individuais, chamados de monômeros (mono=um, meros=parte), a junção de muitos “meros” recebe o nome de polímeros (muitas partes).
Fonte:  IANINO, Alexandre. Polímeros (apostila)
Como os polímeros são feitos?
{ 26/03/2010 @ 23:26 } · { 01 - O que são? }
{ Tags: como os polímeros são feitos, Polimerização, processo } · {Deixe um comentário }
 
Os polímeros são produzidos sinteticamente através da reação de polimerização de seus monômeros. Um dos métodos mais utilizados, nas indústrias, para a produção de polímeros de vinilas é a polimerização em emulsão. Este processo envolve uma emulsão estável de água, monômeros do polímeros, e um surfactante (sabão ou detergente) como o agente emulsificante. Ossurfactantes formam micelas, que dissolvem os monômeros, geralmente hidrofóbicos. Os iniciadores de radicais livres, quando jogados na fase aquosa, também migram para a fase micelar, iniciando a polimerização. As vantagens deste método incluem o baixo consumo de energia (a reação pode ser feita mesmo na temperatura ambiente) e a obtenção de polímeros com grande massa molar. A maior desvantagem é que aformulação é relativamente complexa se comparada com os outros métodos, e requer uma etapa de purificação do polímero que, algumas vezes, pode ser problemática.
Fonte: www.qmc.ufsc.br

Archive for 02 – Propriedades
Propriedades dos Polímeros
{ 14/03/2010 @ 21:57 } · { 02 - Propriedades }
{ Tags: Polímeros, propriedades físicas e mecânicas } · { Comentários (1) }
Propriedades Físicas
Leves:Mais leves que metais ou cerâmica. Ex: PE é 3 vezes mais leve que o alumínio e 8 vezes mais leve que o aço.
Motivação para uso na indústria de transportes, embalagens, equipamentos de esporte…
Propriedades Mecânicas
Alta flexibilidade: variável conforme o tipo de polímero e os aditivos usados na sua formulação.
Alta resistência ao impacto: Tal propriedade, associada à transparência, permitesubstituição do vidro em várias aplicações.
Note-se, contudo, que a resistência à abrasão e a solventes não é tão boa quanto a do vidro. Lentes de acrílico riscam facilmente e são facilmente danifi-cadas se entrarem em contato com solventes como, por exemplo, acetona!
Baixas Temperaturas de Processamento: Disso decorre baixo consumo de energia para conformação. E também faz com que os equipamentos...
tracking img