Polimeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texturização de aços ferramenta
Diversos são os efeitos estéticos e funcionais possíveis de obter com o processo de texturização de um produto plástico. Todavia, alguns cuidados devem ser tomados a fim de conseguir o melhor resultado da superfície texturizada.
A texturização e um processo fotoquímico utilizado na indústria para obter formatos particulares a partir de chapas finas de metal egerar desenhos em relevo característicos.
Nesse ultimo caso, a texturização e largamente aplicada para produzir moldes plásticos de modo a I obter efeitos de superfícies especiais. 0 grau de precisão obtido com este método e difícil de atingir com métodos convencionais.
Uma grande quantidade de objetos plásticos, de uso diário, apresenta uma superfície modelada áspera ao toque. Utensíliosdomésticos, computadores, telefones, artigos com acabamento, imitando 0 couro, equipamentos domésticos e de escrit6rio, bem como a maioria dos componentes plásticos para a industria automotiva (painéis, volantes de direção, elementos de acabamento, entre outros) são exemplos de aplicação de texturas.

exemplo de bacia plástica texturizada
Portanto, a finalidade da texturização na indústria de moldes éobter componentes plásticos agradáveis ao olhar, como ocorre com 0 polimento. Entretanto, ao contrario deste ultimo, a texturização reduz significativamente a reflexão da luz I pela superfície. De fato, no polimento a reflexão e um mérito, enquanto na texturização ela deve ser evitada. Na Figura abaixo esta apresentado um exemplo de molde com textura.

As superfícies dos componentes obtidoscom moldes texturizados são melhores para se segurar com firmeza do que aquelas com superfícies lisas ou brilhantes. Alem disso, os artigos texturizados são mais fáceis de manipular e possuem maior resistência à abrasão.

OPERAÇÕES TIPICAS PARA O PROCESSO DE TEXTURIZAÇAO
Há informações Iimitadas sabre as técnicas empregadas par empresas especializadas em texturização. Ate certo ponto, elas sãomantidas em sigilo. A razão esta no fato de que não ha um processo padrão. Pequenas variações em termos de escolha do acido, dosagem, freqüência de luz e tempos de exposição resultam em diferenças significativas no resultado e constituem o know-how² de cada empresa.
Basicamente, o desenho solicitado e transferido para a superfície de moldagem usando um processo fotográfico.0 desenho e gravado naprofundidade requerida por meio da aplicação de um acido apropriado em condições estritamente controladas. Em outras palavras, e um procedimento no qual um equipamento resistente ao acido, no formato da decoração desejada, e aplicado a superfície a ser tratada. Todas as superfícies que não devam ser texturizadas são protegidas e 0 molde e colocado em um banho acido apropriado.
Geralmente, Oprocesso de texturização inclui as seguintes fases fundamentais:
· Planejamento - estabelecimento das fases fundamentais do processo e identificação do material que forneça os melhores resultados, dependendo do desenho da textura.

· Processamento - tratamento e otimização dos desenhos do cliente usando sistemas CAD3•

Impressão - do desenho usando plotter 4 de alta velocidade e altaresolução (um para cada lado da peça a ser texturizada).

Preparação - limpeza cuidadosa da peça para remover todo o óleo ou graxa.

Revestimento – recobrimento da peça com camadas de material fotossensível, geralmente um polímero sensível a luz ultravioleta 5UV
· Exposição - aos raios UV da película na qual 0 desenho foi transferido.
· Desenvolvimento e fixação - da imagem gravada na película.Gravação - ataque químico do polímero de revestimento não exposto previamente.

· Remoção - remoção e limpeza da camada fotossensível deixada sobre a peça, possivelmente expondo-a mais uma vez aos raios UV e repetindo o processo de ataque químico (soda cáustica ).
· Inspeção - verificação da peça para assegurar que esteja de acordo com os requisitos de projeto apontados na primeira etapa....
tracking img