poligamia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A corrente eléctrica  é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica1 , ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial eléctrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela acção de um campo eléctrico ou outros meios (reacção química, atrito, luz, etc.)2 .
Sabe-se que,microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo eléctrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta super posto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.

















DesenvolvimentoA corrente elétrica consiste no deslocamento de cargas elétricas,  sob a forma de eletrões (carregados negativamente),através dos metais e no vácuo, ou de iões nos fluidos e nos gases.
A grandeza de uma corrente elétrica é indicada pela sua intensidade medida em amperes.Num circuito elétrico, como os existentes nas casas, a corrente elétrica serve para transportar energia elétrica que seráconvertida noutras formas, como energia luminosa, calor ou movimento (energia cinética).
A corrente pode ser contínua ou alternada. Uma corrente contínua é aquela cujo sentido permanece invariável. É geradaquimicamente por processos galvânicos ou fornecida por acumuladores.Uma corrente alternada é aquela cuja intensidade e direção ou sentido variam com uma periodicidade determinada. Ofluxo de corrente alternada que atravessa um retificador sem que tenha sofrido a respectiva rectificação designa-se porcorrente de fugas e quando não circula pelo condutor, mas é derivada para a terra, constitui a corrente de terra. Acorrente monofásica alternada é produzida por uma só força eletromotriz, ao contrário da corrente polifásica alternadaque é originada por um conjunto de forças eletromotrizes (a mais utilizada é a corrente trifásica).A corrente de alta tensão é a que é utilizada no transporte de energia elétrica e cuja tensão é superior a 1000 V, aocontrário da baixa tensão, geralmente de 220 a 380 V para usos domésticos e de 500 V para usos industriais.

No nosso dia a dia, não podemos visualizar directamente a corrente eléctrica, da mesma forma como visualizamos o fluxo de água em uma mangueira, por exemplo. Mas podemos percebê-la de outras maneiras,como pelos efeitos que ela produz (por exemplo: quando ligamos o interruptor de uma lâmpada e ela ascende, quando ligamos a TV, o ventilador etc.). A grande utilização prática da electricidade deve-se, certamente, à variedade de efeitos produzidos pela corrente. Abaixo vamos destacar algumas de suas principais aplicações.






EFEITO TÉRMICO

Também conhecemos esse efeito como efeitojoule, provavelmente o mais fácil de ser compreendido. Os electrões transferem energia para os átomos da rede atómica, quando colidem com estes após serem acelerados pelas forças eléctricas. Como consequência dessa colisão e transferência de energia, há um aumento na energia de vibração desses átomos e, consequentemente, um aumento em sua temperatura.

Essa característica é bastante aplicada emaparelhos que funcionam como produtores de calor ou luz. Os exemplos mais básicos desses aparelhos são os ferros eléctricos, lâmpada
O efeito térmico, também conhecido como efeito Joule, é causado pelo choque dos electrões livres contra os átomos dos condutores. Ao receberem energia, os átomos vibram mais intensamente. Quando maior for à vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor.Nessas condições observa-se, externamente, o aquecimento do condutor. Esse efeito é muito aplicado nos aquecedores em geral, como o chuveiro. Em um chuveiro, a passagem da corrente eléctrica pela “resistência” provoca o efeito térmico ou efeito Joule que aquece a água. Qualquer condutor sofre um aquecimento ao ser atravessado por uma corrente...
tracking img