POLIGAMIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho vou falar da Poligamia.
É de salientar que a poligamia já foi regra nos grupos humanos em estado natural. Durante a história, a poligamia foi amplamente usada, tendo como principal causa a grande diferença numérica entre homens e mulheres ocasionada pelas guerras. Atualmente mesmo em países onde esta é uma prática legal está caindo em desuso, sendo amplamente usadasomente em áreas de conflito.
Se formos um pouco no contexto religioso, encontraremos no Velho Testamento a história de Jacó, que teve duas mulheres, duas servas e doze filhos.
Já no Islão, ela tem sido praticada desde sempre pois o próprio profeta Maomé teve 16 casamentos simultâneos. O Alcorão sugere a poligamia como uma alternativa ao homem que não se considera capaz de cuidar dos órfãos,indicando que este deve tomar duas, três ou quatro esposas, porém se não for capaz de lidar justamente com elas, deve se restringir a apenas uma esposa.
Sendo assim, este acto tem as suas consequências e as suas devidas causas, e é disto que vamos descrever com mais detalhe neste trabalho.
















Poligamia
Definição:
Poligamia, do grego significa “muitos matrimônios”,sendo portanto a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie.
No reino animal, a poligamia se refere à relação onde os animais mantém mais de um vínculo sexual no período de reprodução. Nos humanos, a poligamia é o casamento entre mais de duas pessoas.
Nesta, podemos encontrar a poliginia, em que um homem é casado com várias mulheres, e a poliandria, em que uma mulher vivecasada com vários homens, é importante não confundirmos com o amantismo.
A poligamia é uma prática frequente na África, fazendo parte de muitas culturas.
A poligamia é uma prática muito antiga, encontrada em muitas sociedades humanas. A Bíblia não condenou a poligamia. Pelo contrário, o Velho Testamento e os escritos rabínicos frequentemente atestam a legalidade da poligamia. Dizem que o ReiSalomão teve 700 esposas e 300 concubinas (Reis 11:3). Também o Rei Davi teve muitas esposas e concubinas (2 Samuel 5:13). O Velho Testamento tem algumas injunções em como distribuir a propriedade de um homem entre seus filhos de diferentes mulheres (Deuteronômio 22:7). A única restrição com relação à poligamia é a proibição de tomar uma irmã da esposa como uma esposa rival (Levítico 18:18). OTalmud aconselha a um máximo de 4 esposas. Os judeus europeus continuaram a praticar a poligamia até o século XVI.









Causas
A poligamia faz parte da cultura de várias sociedades humanas, mas tem geralmente causas económicas. Como consequência das guerras, em que muitos povos estiveram envolvidos e em que participavam principalmente os homens, muitas mulheres (e seus filhos) ficavamviúvas (e órfãos) e uma forma de prestar assistência a essas pessoas sem meios de subsistência, era o casamento. Outras causas incluem o êxodo rural, em que muitos homens trocam o campo pela cidade, ou migram para outros países, em busca de emprego, deixando um "excesso" de mulheres nas aldeias, também a existem mulheres que aceitam a poligamia e vivem na poligamia como consequência da guerra,porque algumas foram viúvas. Outras, enganadas pelos maridos, acabam por saber que vivem nessa condição e não sabem como sair, as vezes por dependência financeira.

Vantagem da Poligamia
Segundo o site oficial uol.com.br encontrou-se descrito que “Em um país como a Guiné, há 122 mulheres para cada 100 homens. Na Tanzânia, há 95,1 homens para 100 mulheres . O que uma sociedade deve fazer pararesolver esse desequilíbrio? Existem várias soluções, e alguns podem sugerir o celibato, outros preferem o infanticídio feminino (que ainda acontece no mundo de hoje em alguns lugares). Outros, ainda, podem achar que a única saída é a sociedade tolerar todas as formas de permissividade sexual: prostituição, sexo fora do casamento, homossexualismo, etc. Para outras sociedades, como a maior parte das...
tracking img