Poliestireno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Sua característica reside na sua fácil flexibilidade ou modabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. É a matéria prima dos copos descartáveis, de várias outras peças de uso doméstico, além de embalagens.

O poliestireno expandido de sigla EPS, mais conhecido noBrasil pelos nomes comerciais isopor e estiropor, é um plástico celular e rígido com variedade de formas e aplicações, e que se apresenta como uma espuma moldada constituída por um aglomerado de grânulos.

O poliestireno nasceu por volta dos anos 30, com material base o eteno e o benzeno. Mas sua produção comercial só foi iniciada em 1936, na Alemanha. Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica depoliestireno, a Bakol S.A, em São Paulo. Logo foi iniciada a produção comercial do poliestireno de alto impacto.

No início dos anos 60, F.H. Lambert desenvolveu o processo para moldagem de poliestireno expandido. O plástico substitui com vantagens uma série de matérias-primas utilizadas pelo homem há milhares de anos, como vidro, madeira, algodão, celulose e metais. Além disso, ao substituirmatérias-primas de origem animal, como couro, lã e marfim, possibilitou o acesso a bens de consumo pela população de baixa renda.

Depois da descoberta do poliestireno, polietileno, PVC, poliamidas (Nylon) e poliéster, o conhecimento dos mecanismos de polimerização contribuiu, nos últimos anos, para o nascimento de outros materiais plásticos com características físico-mecânicas e de alta resistênciaao calor, os chamados tecnopolímeros ou polímeros para engenharia.

A partir de 1945, as matérias-primas plásticas entraram com tudo na casa das pessoas, independentemente de condição social. Foi um fenômeno, pois, na época, o aço predominava.















2. OBTENÇÃO

O poliestireno é obtido a partir da polimerização do monômero de estireno, o qual é obtido a partir dareação do etileno com benzeno. Figura 1

[pic] Figura 1

A partir da polimerização do estireno, é produzido o poliestireno expansível (PS), o qual sofre um processo até chegar ao poliestireno expandido (EPS), formando assim o isopor. O a expansão é efetuada numa primeira fase num agente expansor através do contato com o vapor d’água. O agente expansor incha o PS para um volume cerca de 50 vezesmaior que o original, resultando um granulado de partículas de isopor constituído por pequenas células fechadas, que é armazenado para estabilização.

O armazenamento é importante, pois é nessa fase que ocorre a transformação do isopor, onde o granulado de isopor arrefece o que cria uma depressão no interior das células. Ao longo deste processo, o ar circundante preenche o espaço dentro dessascélulas.

Depois, os granulados entram na fase de moldagem, onde, primeiramente, ele é banhado por éter de petróleo ou Pentano, para poder assim espessá-lo. Em seguida, o granulado é introduzido em moldes e novamente exposto a vapor de água, o que provoca soldadura do mesmo, obtendo-se um material expandido, que é rígido e contém uma grande quantidade de ar. Para fabricar placas pra construçãocivil, produzem-se blocos de isopor em grandes moldes paralelepipédicos. Já para fabricar moldados em isopor, o granulado é insuflado para dentro dos moldes com a conformação das peças pretendidas.











3. PROPRIEDADES

• Polímero 100% amorfo;

• Excelentes propriedades óticas;

• Densidade = +/-1,05 g/cm³;

• Tg= 100ºC;

• Tm= 240ºC;

• Altarigidez;

• Boa estabilidade dimensional (em função da baixa absorção de umidade);

• Facilidade de processamento;

• Baixo coeficiente de contração na moldagem;

• Permeabilidade a gases;

• Altamente resistente a impactos (quando aditivadas).











































3.1. Propriedades Térmicas do...
tracking img