Polias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo
Este Relatório descreve a fabricação e utilização das polias. Com a finalidade de entender onde elas são empregadas e de qual material são feitas dependendo de cada caso onde ela seráusada.
2. Objetivo

* Entender o uso de polias em suas diversas áreas
* Saber como as polias são feitas

3. Fundamento Teórico

O homem sempre procurou maneiras de facilitar suavida criando técnicas, ferramentas e dispositivos mecânicos (máquinas) geralmente constituídos de uma única peça, capazes de reduzir esforços ou dar comodidade para uma pessoa na execução da algumaatividade ou trabalho. Por exemplo: para uma pessoa elevar um caixote é utilizada uma máquina simples chamada de roldana ou polia, na qual a força necessária (motora) é aplicada de maneira maiscômoda e com menos esforço em alguns casos.
Polia ou roldana, consta de um disco que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro. Além disso, na periferia desse disco existe um sulco,denominado gola, no qual passa uma corda contornando-o parcialmente. As polias, quanto aos modos de operação, classificam-se em fixas e móveis. Nas fixas os mancais de seus eixos permanecem em repouso emrelação ao suporte onde foram fixados. Nas móveis tais mancais se movimentam juntamente com a carga que está sendo deslocada pela máquina
Roldanas são máquinas simples que permitem alterar adireção e o sentido de forças aplicadas em cordas quando estão fixas. Quando são móveis as roldanas permitem duplicar a força aplicada na corda.
As polias podem ser:

-Polia fixa: tem seu eixo presoa um suporte rígido, que lhe permite apenas o movimento de rotação, impedindo qualquer translação. As forças agem nos extremos do fio.
-Polia móvel: tem seu eixo livre, permitindo rotações etranslações. Este tipo de polia é sustentado sobre o próprio fio e a força resistente (a ser superada ou equilibrada) é aplicada no eixo da polia, enquanto a força motora age no extremo livre do fio....
tracking img