Poetas pernambucanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução Colégio e Curso











ESCRITORES PERNAMBUCANOS















Jaboatão dos Guararapes, 26 de maio de 2008

INTRODUÇÃO



Pretendo, por meio deste trabalho mostrar um pouco do que se foi vivenciado na visita ao Recife. Para isso tenho como base o que se foi relato pelos professores em alguns lugares, e o que se foi falado de alguns escritoresPernambucanos, que é o tema central, sem deixar de acrescentar informações extras condizentes ao tema.

















RELATÓRIO



-ESCRITORES:

João Cabral de Melo N.

Nascido em 1920, João Cabral é, sem dúvida, um dos escritores pernambucanos mais importantes e influentes para literatura pernambucana. Nasceu na cidade do Recife, e em meados de seus 18 anos começa afreqüentar a roda literária do Café Lafayette, em que se reúne em volta de Willy Lewin e do pintor Vicente do Rego Monteiro, que veio de Paris por causa da guerra, talvez por causa de Vicente tenha viajado à Paris tantas vezes e tenha escrito várias obras por lá. Em 1942 lança seu primeiro livro, Pedra do Sono. Sua obra mais conhecida é “Morte e Vida Severina”, em que teve como base a música de ChicoBuarque. É muito bem sucedido em sua carreira. Em 1980, depois de ter viajado mundo afora apresentando autos e mostrando seus livros, volta à Recife para fazer o discurso inaugural da Ordem do Mérito de Guararapes, sendo condecorado com a Grã-Cruz da Ordem. Ali é inaugurada uma exposição bibliográfica de sua obra, no Palácio do Governo de Pernambuco; em 1984 ganha o Prêmio Moinho Recife, no anoseguinte, publica os poemas de “Agrestes”. Nesse livro há uma sessão dedicada à morte ("A indesejada das gentes"). Em 1986 é agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco; no Recife, em 1988, lança sua antologia “Poemas pernambucanos”; é eleito para a Academia Pernambucana de Letras. Recebe os seguintes prêmios: Criadores de Cultura da Prefeitura do Recife, Luis deCamões (concedido conjuntamente pelos governos de Portugal e do Brasil), em Lisboa. Morre em agosto de 1999, mas deixa para Pernambuco e para o mundo sua vasta e grandiosa obra.

Ascenso Ferreira

Poeta pernambucano, Ascenso Ferreira nasceu na cidade de Palmares em 1895. Começou a atividade literária enganado, compondo sonetos, baladas e madrigais. Depois da "Semana de Arte Moderna" e com ainfluência de Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira e de Mário de Andrade, tomou rumos novos e achou um caminho que o conduziria a uma situação interessante nas letras pernambucanas e nacionais. Voltou-se para os temas regionais de sua terra, o que o fez ficar mais conhecido em PE, em que foram reunidos em seus livros  "Catimbó" (1927), "Cana caiana" (1939), "Poemas 1922-1951" (1951), "Poemas1922-1953" (1953), "Catimbó e outros poemas" (1963), "Poemas" (1981) e "Eu voltarei ao sol da primavera" (1985). Foram publicados em 1986, "O Maracatu", "Presépios e Pastoris" e "O Bumba-Meu-Boi: Ensaios Folclóricos", em livro organizado por Roberto Benjamin. Distingue-se não pela quantidade, mas pela qualidade, atingindo efeitos novos, originais, imprevistos, destacando-se principalmente pelo tomhumorístico e satírico em suas obras. O poeta faleceu na cidade do Recife (PE), em 1965.



Jomard Muniz de Brito

Escritor, professor universitário e cineasta, nasceu no Recife, em 08/04/1937. Ocupou vários cargos públicos na área cultural, entre eles: diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco e diretor da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.Autor de vários livros, entre os quais "Contradições do Homem Brasileiro", "Do Modernismo à Bossa Nova", "Vanguarda e Retaguarda da Cultura Brasileira".





Joaquim Cardozo

Joaquim Cardozo nasceu no Recife, em 26 de agosto de 1897. Iniciou-se na literatura por influência de um dos irmãos, poeta parnasiano, falecido aos 23 anos. Fez seus primeiros estudos em diversos colégios do Recife,...
tracking img