Poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGOS • RESPONSABILIDADE SOCIAL: IDEOLOGIA, PODER E DISCURSO NA LÓGICA EMPRESARIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL: IDEOLOGIA, PODER E DISCURSO NA LÓGICA EMPRESARIAL
RESUMO

O objetivo do artigo é identificar como uma empresa multinacional de papel e celulose desenvolve programas sociais em uma região compreendida por 47 municípios no estado de Minas Gerais. A escolha da empresa X foi definidapela sua importância na indústria mineira, bem como pelo destaque dado aos programas sociais da empresa no meio empresarial, que vivencia iniciativas centralizadas de incentivo ao voluntariado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a concepção da responsabilidade social empresarial e uma pesquisa de campo qualitativa com agentes sociais na região de atuação da empresa. A metodologiaempregada na pesquisa foi construída por meio de um conjunto de entrevistas semiestruturadas, utilizando a análise do discurso como técnica para pontuação das conclusões do trabalho. Os resultados demonstram que a prática da responsabilidade social se situa num contexto mais significativo que o mero discurso empresarial.
Epaminondas Bittencourt
UFMG

Alexandre Carrieri
UFMG

ABSTRACT This articleshow how a multinational company that produces paper and pulp in 47 municipalities in the Brazilian state of Minas Gerais develops social programs. Choice of company X was due to its importance in the industrial web of the state, as well as by the relevance of the company’s well regarded social programs, generally centrally managed and emphasizing voluntary work. After a brief survey of theliterature on corporate social responsibility a field research followed using as subjects social agents in the region covered by company X programs. Methodology was based on semi-structured interviews. Content analysis of interviews was punctuated to reach the conclusions. The results demonstrate that the social responsibility practice is situated at a deeper context than allowed by managerialdiscourse. PALAVRAS-CHAVE Poder, responsabilidade social, cidadania corporativa, responsividade social. KEY WORDS Power, social responsibility, corporate citizenship, social responsiveness.

10 •

© RAE

• VOL. 45 • EDIÇÃO ESPECIAL MINAS GERAIS

EPAMINONDAS BITTENCOURT • ALEXANDRE CARRIERI

INTRODUÇÃO
O objetivo do artigo é identificar como uma empresa multinacional do setor econômico de papele celulose desenvolve programas sociais via ideologia da responsabilidade social, estando envolvidas relações com agentes políticos, ambientalistas, microempreendedores e lideranças comunitárias em uma microrregião composta por 47 municípios no estado de Minas Gerais. A empresa possui importante presença regional devida aos tributos pagos e empregos gerados, e também pelos programas sociais porela implementados. As atividades produtivas da empresa têm sido vistas de maneira discordante, envolvendo diferentes atores sociais, que questionam as políticas desenvolvidas que buscariam construir uma imagem socialmente responsável. O artigo apresenta uma perspectiva da cidadania corporativa como uma relação de poder em que cabe aos diferentes agentes (stakeholders) negociar os interesses próprioscom as corporações. O referencial teórico está estruturado em pesquisa bibliográfica que abrange diversas concepções sobre a responsabilidade social, culminando numa análise acerca da difusão dos valores da cidadania corporativa em todo o universo empresarial, o que leva à geração de movimentos diferenciados com o mesmo objetivo: a veiculação de uma imagem socialmente responsável. Taismovimentos, que variam de ações centralmente planejadas por associações empresariais, como o incentivo ao voluntariado, a programas focalizados de cunho filantrópico, resultam da avaliação de que as organizações operam em um ambiente social que exige mais do que somente as obrigações legais e financeiras (Mcintosh, 2001). A metodologia de pesquisa desenvolvida no estudo de caso é qualitativa, baseada em...
tracking img