Poder das pontas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PODER DAS PONTAS
Poder das pontas é a capacidade de os corpos eletrizados se descarregarem pelas pontas. A carga elétrica em excesso num corpo condutor distribui-se apenas pelasuperfície exterior do corpo e concentra-se nas zonas mais pontiagudas. Na proximidade dos corpos existem sempre no ar átomos e moléculas ionizadas. Havendo grande concentração de cargaselétricas numa ponta , haverá atração para a ponta dos íons de sinal contrário às cargas na ponta e repulsão dos íons com o mesmo sinal. Os íons que são atraídos provocam a descarga daponta. Por sua vez, os movimentos de partículas junto da ponta originam novas ionizações no ar e o fenômeno de descarga da ponta aumenta.
PÁRA-RAIOS
O pára-raios foi inventado porBenjamin Franklin em 1752, quando fez uma perigosa experiência utilizando um fio de metal para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelodispositivo. Um pára-raios é uma haste de metal pontiaguda que é conectada a cabos de cobre ou de alumínio de pequena resistividade que vão até o solo. Suas pontas servem para atrair os raios,os desviando até o solo pelos cabos onde são dissipados. Na verdade os pára-raios não atraem os raios, apenas oferecem um caminho para chegar ao solo com pouca resistividade. Ospára-raios têm de serem colocados em lugares bem altos, pois o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área.
DIFERENÇA ENTRE RAIOS E RELÂMPAGOS
Raio: o Raio é uma descarga elétricamuito forte que vem da nuvem ao solo. Sua circunferência mede de 2 a 5cm, mas por sua energia ser muito forte aparenta ser muito maior. A maioria dos raios acontecem dentro das nuvens.Relâmpago: o Relâmpago é a luz que acompanha o raio. Pode ser associado com tempestades de neve. Estes são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por elétrons.
tracking img