O poder das pontas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Física Expermental III

Poder das pontas
Sopro Elétrico
Torniquete Elétrico

Professor Julio Neves
João Marcelo Leite de Castro Martin
201303088461
Rio, 08/04/2013

A eletricidade seacumula mais nas regiões mais curvas, quando um corpo eletrizado tem uma ponta, nela há grande acúmulo de carga elétrica. Numa ponta a densidade elétrica é sempre maior do que nas regiões não pontudas. Comas pontas se dão os três fatos seguintes:
- Uma ponta sempre se eletriza mais facilmente do que uma região não pontuda;
- Se um corpo já está eletrizado, uma ponta perde carga elétrica maisfacilmente do que as regiões não pontudas; por este motivo é difícil manter-se eletrizado um corpo que possua pontas;
- Se um corpo está eletrizado, uma ponta tem sobre os outros corpos uma ação muito maisforte do que as regiões não pontudas.
Esses três fatos são conhecidos como “poder das pontas”. Eles podem ser observados com experiências muito simples.
PODER DAS PONTAS
1°) Para comprovar o 1°fato, faça as duas observações seguintes.
a) Faça funcionar a máquina eletrostática, aproxime um eletroscópio de um de seus terminais até uma certa distância; o eletroscópio se eletriza por indução.Observe então, o afastamento das folhas. Depois prenda várias pontas no botão do eletroscópio, por exemplo, vários alfinetes. Aproxime o eletroscópio do mesmo terminal da máquina eletrostática, à mesmadistância, e observe que as folhas se afastam mais, indicando que a carga que apareceu por indução no eletroscópio é maior.
b) Aproxime um braço, ou a cabeça sua, de um terminal da máquinaeletrostática. Verá que os pêlos do braço, ou os cabelos, ficarão eriçados, porque são pontas e se eletrizam facilmente.
2°) Para comprovar o 2° fato, eletrize um eletroscópio até que suas folhas fiquemabertas, por exemplo, em ângulo reto. Depois aproxime a mão do botão do eletroscópio, a uma certa distância. Verá que as folhas vão se fechando lentamente, indicando que o eletroscópio vai perdendo carga...
tracking img