Pobreza hidrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pobreza Hídrica
A maior parte da superfície terrestre está coberta de água, mas nem toda essa água está disponível para uso humano. A maior parte (97%) é salgada, uma pequena parte (2%) está armazenada em geleiras inacessíveis e uma parte menor ainda (1%) é água doce e está armazenada nos lençóis freáticos, rios e lagos, podendo ser utilizada pelo ser humanos.. No Brasil, a maior parte (70%)das águas superficiais está na região Norte, nas bacias da Região Amazônica, onde vive apenas 7% da população humana.

O futuro de boa parte da humanidade pode ser comprometido pela falta do mais básico dos bens: a água.
O alerta é da ONU, que já traça um cenário atual bastante difícil: mais de 1 bilhão de pessoas - cerca de 18% da população mundial - estão sem acesso a uma quantidade mínima deágua de boa qualidade para consumo.
A questão é que, mantidos os atuais padrões de consumo e de danos ao meio ambiente, o quadro pode piorar muito e rapidamente: calcula-se que, em 2025, dois terços da população global - 5,5 bilhões de pessoas - poderão ter dificuldade de acesso à água potável; em 2050, já seria cerca de 75% da humanidade.
O drama diz respeito à sede e à escassez de água paracozinhar, tomar banho e plantar, mas também à disseminação de doenças causadas pela ausência de tratamento da água, como diarréia e malária.
DESIGUALDADES Se considerarmos todo o planeta, veremos que a distribuição de água doce na natureza é desequilibrada entre as várias regiões. Alguns países dispõem de mais água do que seus habitantes necessitam, enquanto outros estão situados em regiõesextremamente secas, como o norte da África, o Oriente Médio e o norte da China.
Canadá, Islândia e Brasil são países favorecidos pela natureza em relação à água potável. Esse desequilíbrio faz com que um canadense possa gastar até 600 litros de água por dia e um africano disponha de menos de 30 litros diários para beber, cozinhar, fazer a higiene, irrigar plantações e sustentar rebanhos.
Nas regiõesmais secas da Terra, as populações locais vivem numa situação que se convencionou chamar de "estresse hídrico". Trata-se de uma combinação de fatores ambientais (como a falta de chuvas) e socioeconômicos (alto crescimento demográfico) que resulta em pessoas demais e água de menos. Isso nem sempre ocorre, porém, em razão da falta de recursos hídricos.
A África Subsaariana, por exemplo, éatravessada por grandes rios, e seu índice pluviométrico anual é considerado alto. No entanto, os países da região, entre os mais pobres do mundo, não possuem infra-estrutura para aproveitar mais que 3,8% da vazão total de seus rios.
MÁ UTILIZAÇÃO Uma das próximas vítimas mundiais do estresse hídrico pode ser a China, e num espaço de tempo curto: 20 anos. O país tem 20% da população mundial e 7% dosrecursos hídricos globais. Metade das cidades chinesas já padece com a escassez de água.
No norte do país, mais árido, o lençol freático está exaurido; no sul, onde as fontes são mais abundantes, a poluição atinge os maiores rios. Para o Banco Mundial, caso a China continue a crescer demográfica e economicamente como hoje, 30 milhões de chineses estarão sem água em 2030.
A principal causa da escassezde água potável é o mau uso. Estima-se que, de cada 100 litros de água própria para consumo, 60 se percam em razão de maus hábitos ou de distribuição ineficiente. Um dos exemplos mais gritantes é o do Mar de Aral, na Ásia, que perdeu três quartos de volume de água por causa de projetos desastrosos de irrigação.
A agropecuária é a atividade que mais consome água no mundo. Calcula-se que asplantações respondam por 69% de seu uso. A indústria utiliza 21% e o consumo doméstico responde por 10%.
USO CONSCIENTE Graças à popularização crescente da idéia do uso sustentável dos recursos naturais, há meios para reverter esse quadro. Medidas simples e ao alcance de todos, como reduzir o tempo de banho e fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, podem resultar em até um terço de...
tracking img