Topologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Hilda Miranda Nascimento


Amanda de Aguiar e Ana Paula Silva


Topologias de Rede




Serra, 2013


SUMÁRIO
1 Intodução
2 Resumo
3 Categorias de topologias
3.1 Topologias fisicas
3.2 Topologias lógicas
4 Topologias básicas
4.1 Ponta-a-ponta
4.2 Barramento
4.3 Estrela
4.4 Anel ou circular
4.5 Malha ou mesh
4.6 Árvore
4.7 Hibrida
4.8 Daisy Chain
5 Imagens
6Centralização
7 Decentralização
8 O que é uma topologia ?
9 Classes de topologia
10 O que é um rub?
11 O que é um switch?
12 Referencias



Topologias de Rede
Introdução
É o termo usado para designar a configuração assumida pelos nós (computadores) de uma rede, ou seja, a foirma como eles estão ligados entre si.
Resumo
A topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectadoaos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito fisicamente ou logicamente. Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede.
Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Topologias podem ser descritasfisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.
Categorias de topologias:
- Topologias Fisicas
A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamentechamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.
- Principais tipos de topologias fisicas de rede:
Mesh ou malhada;
Ring ou anel;
Bus ou barramento;
Star ou estrela;
- Topologias Lógicas
A topologia lógica refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados sãotransmitidos através da rede a partir de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.
- Tipos básicos de topologia
Ponto-a-ponto:Ponto-a-ponto A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.
Barramento:
Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento numdado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.
Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. Ocabo é seccionado em cada local onde um computador será inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No computador é colocado um "Y" conectado à placa que junta apenas uma ponta. Embora ainda existam algumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é uma tecnologia recente.
Na topologia de barramento apenas um dos computadoresestão ligados a um cabo contínuo que é terminado em ambas as extremidades por uma pequena ficha com uma resistência ligada entre a malha e o fio central do cabo (terminadores). A função dos “terminadores” é de adaptarem a linha, isto é, fazerem com que a impedância vista para interior e para o exterior do cabo seja a mesma, senão constata-se que há reflexão do sinal e, consequentemente, perda da...
tracking img